Apresentados os Diretores Artísticos do 27° Natal Luz de Gramado

Noticias Natal Luz 06 Julho / 2012 Sexta-feira por Gramadosite

O Natal Luz, consagrado, nacional e internacionalmente, como um dos principais eventos natalinos do mundo, ganha destaque pela qualidade da produção de seus espetáculos e pela magia natalina que toma conta das ruas da cidade. E para garantir o sucesso das suas principais atrações, é necessário muito empenho e dedicação, uma equipe competente e comprometida, proporcionando assim, momentos de encanto para a comunidade e turistas.

O Diretor Artístico Geral do 27° Natal Luz de Gramado será Luciano Alabarse, o qual atua como diretor de teatro e coordena o Porto Alegre em Cena. O porto alegrense terá ao seu lado os Diretores Artísticos: Vika Schabbach (responsável pela Fantástica Fábrica de Natal), Jezebel de Carli (Grande Desfile de Natal), Adriane Azevedo (eventos da Rua Coberta e eventos paralelos), Dilmar Messias (Nativitaten), Marcelo Restori (Acendimento das Luzes) e o Diretor Técnico Geral, Maurício Moura.

Os espetáculos do Natal Luz envolvem centenas de artistas, patinadores, pernas de pau, bailarinos, cantores, instrumentalistas, além de uma equipe técnica, que nos bastidores, garantem o brilho aos espetáculos. Todos eles serão comandados por Luciano Alabarse e sua equipe, os quais já estão trabalhando para garantir um Natal Luz inesquecível.

“Estamos trabalhando com o Conselho Gestor e equipe da Prefeitura de Gramado, confirmando ações, inovações e projetos junto do Prefeito Nestor Tissot. A expectativa é grande, mas podemos garantir que tudo vai acontecer ao seu tempo, sob coordenação de uma equipe muito capacitada, que reinventa a cada ano novas atrações, atraindo um público excepcional”, destacou a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk.

Alabarse, que é diretor de teatro há 35 anos e que sempre trabalhou com a junção da arte à gestão pública, agradeceu a confiança que está sendo depositada em seu trabalho. “Essa junção me move, é o que gosto de fazer, driblando as adversidades que se impõe. O Natal Luz é, provavelmente, um dos maiores eventos artísticos e turísticos do Brasil. O desafio é muito grande, pois serão muitas atividades. Como artista que sou, sei que o resultado do trabalho é fruto do coletivo, sozinho não se chega ao máximo do rendimento”, disse referindo-se à equipe que o acompanhará neste desafio. O Diretor Artístico Geral disse ainda que todo o trabalho parte daquilo que já existe. “Tudo está sendo visto e examinado. Tudo pode ser melhorado, pois não existe a perfeição absoluta. Como exemplo, cito o Porto Alegre em Cena, que coordeno há 19 anos e que hoje é um evento reconhecido internacionalmente. Mesmo assim, sempre tem o que mudar. O mesmo acontece com o Natal Luz, que será construído com a comunidade e artistas locais, junto com profissionais das artes cênicas do Estado, os quais vêm somar com sua experiência e capacidade de trabalho”, frisou Alabarse.

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, evidenciou a grandiosidade do Natal Luz e todos os benefícios que ele gera à cidade. “O trabalho será intenso, mas gratificante, pois todos os envolvidos neste grande projeto estarão fazendo parte do maior evento natalino do Brasil. O Natal Luz projeta a nossa cidade, promove nossa rede hoteleira e gastronômica e lota nosso comércio. É feito pela nossa comunidade com muita garra, determinação e querer. Cabe a todos os envolvidos, à comunidade e imprensa o sucesso deste evento, que se faz com muita garra e paixão”, finalizou.

A coletiva contou com a presença de Alexandre Bezzi, representando o Conselho Gestor de Eventos, Secretários Municipais, Vereadores, imprensa local e membros da organização da 27° edição do evento. O Natal Luz está sendo coordenado pela Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Turismo, e acompanhamento/fiscalização do Conselho Gestor.

Conheça os Diretores do evento:

Direção Artística Geral - Luciano Alabarse
Gradua-se em 1974 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Depois de formado, Alabarse encena profissionalmente O Canto do Cisne, de Anton Tchekhov, O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1976; e, no ano seguinte, Antes do Café, de Eugene O’Neill. Aproxima-se do Teatro de Arena de Porto Alegre - TAPA, e dirige vários espetáculos, entre eles Mumu, a Vaca Metafísica, de Marcílio Morais, em 1977. No mesmo ano é criado o Grêmio Dramático Açores, que tem Alabarse como um de seus fundadores. Em 1980, dirige Os Filhos de Kennedy, de Robert Patrick. A partir da década de 1980, diversifica sua produção artística e dirige, além de espetáculos teatrais, diversos shows musicais de artistas como Adriana Calcanhoto, Muni, Nelson Coelho de Castro, Fernando Ribeiro e Vocal Mandrialis. Nessa época, cria o grupo de teatro Descascando o Abacaxi, que monta os espetáculos Esta É a Sua Vida e Doce Vampiro, de Carlos Carvalho e Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora, de Caio Fernando Abreu, espetáculo que marca a primeira parceria cênica de Caio e Alabarse. Por este espetáculo, Alabarse recebe o seu primeiro Troféu Açorianos de Melhor Diretor, concedido anualmente pela Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A partir daí os prêmios foram muitos. Em 1992 - Troféu Açorianos de Melhor Diretor (concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre), pelo espetáculo Hotel Atlântico; em 1994 - Troféu Açorianos de Melhor Diretor, pelo espetáculo Hamleto, em 2002 - Troféu Açorianos de Melhor Diretor, pelo espetáculo Almoço na Casa do Sr. Ludwig. A trajetória artística de Alabarse compreende duas fases distintas: a primeira, que se inicia em meados dos anos 1970 e se estende até meados dos anos 1990, caracteriza-se pela encenação de textos de autores brasileiros (Nelson Rodrigues, Marcílio Moraes, Naum Alves de Souza) e, mais especificamente e com maior intensidade, de autores gaúchos (Carlos Carvalho, Caio Fernando Abreu, Lya Luft, João Gilberto Noll). A segunda fase, a atual, aprofunda a escolha por textos escritos diretamente para o teatro, com Alabarse dedicando-se aos autores clássicos ou de grande reconhecimento literário, como Thomas Bernhard, Samuel Beckett, William Shakespeare, Sófocles e Eurípides.

Direção Artística da Fantástica Fábrica de Natal - Vika Schabbach
Graduada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou na área cultural como bailarina, participando como professora e codiretora dos espetáculos da Écolle de Danses. Atuou como atriz em vários espetáculos como “O Barão nas Árvores”, “Boca de Ouro”, “A Farsa do Panelada”, “Medéia”, “Platão 2 em 1”, “Bodas de Sangue”, “Ifigênia em Aulis” e “Édipo”. Participou como atriz do Grupo Cuidado que Mancha. Realizou oficinas de direção e interpretação para grupos amadores dentro do programa de qualificação da Secretaria Estadual da Cultura/Instituto Estadual de Artes Cênicas. Dirigiu leituras dramáticas no Ciclo de Leituras do Santander Cultural. Atualmente é coordenadora adjunta do Festival Porto Alegre em Cena, responsável pela parte artística do Festival e pela coordenação de produção.

Direção Artística do Grande Desfile de Natal - Jezebel de Carli
Diretora, professora e atriz de teatro. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, com a dissertação “Movimentos de Encenação em Corpos de Pensamento-Criação”. Bacharel em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Dramáticas/UFRGS. Diretora da Santa Estação Cia de Teatro, a qual é responsável pelo gerenciamento da sala 309 do projeto Usina das Artes da Usina do Gasômetro. Entre os trabalhos, destaque para o espetáculo “A Tempestade e os Mistérios da Ilha” (adaptação da obra de William Shakespeare) no ano de 2006. Trabalhou na preparação corporal do espetáculo “A Comédia dos Erros”. Estreou o espetáculo “Hotel Fuck: num dia quente a maionese pode te matar”, o qual foi contemplado com o Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (FUMPROARTE) e com o Prêmio Miriam Muniz de Teatro pela Funarte/2009, cujo espetáculo recebeu 10 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro/2011 e recebeu o prêmio Brasken de melhor ator no 18º Porto Alegre Em Cena. Em novembro de 2011 esteve no Rio de Janeiro para a Oficina com Ariane Mnouchkine e em março de 2012 participou como debatedora do Seminário a Encenação Contemporânea com a professora e pesquisadora Dra. Beatriz Picon-Vallin (CNRS/França). Atualmente a Santa Estação, através de uma iniciativa do 19º Porto Alegre Em Cena, juntamente com os grupos Teatro Sarcáustico, Cia. Caixa do Elefante e Falos e Stercus, está desenvolvendo o projeto Conexão em Cena – formação, intercâmbio e montagem, que consiste na montagem de um espetáculo sobre a vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues com estreia prevista para setembro de 2012.

Direção Artística do Nativitaten - Dilmar Messias
Ingressou no Curso de Arte Dramática da UFRGS em 1972 e, neste mesmo ano, em seu primeiro trabalho como diretor e autor, recebeu os prêmios de direção e dramaturgia. Desde então começou a produzir espetáculos teatrais para o público adulto e infantil, como autor e diretor. Dilmar também atua, cria cenários, ilumina e produz seus espetáculos. Trata com o mesmo cuidado e respeito tanto as montagens para o teatro adulto, teatro infantil, dança, ópera e circo. De 1987 a 1991 dirigiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas, órgão da Secretária de Estado da Cultura, cargo que voltou a assumir em 1995. Em 1976 montou o espetáculo Hoje é Dia de Rock no Circo Teatro Catavento, renovando radicalmente a dramaturgia do Circo Teatro. O seu mais novo projeto o Circo Teatro Girassol, há dez anos vem percorrendo o interior do RS e do país com grande sucesso. Além dos espetáculos montados pelo Circo Girassol Pão & Circo, Cyrano nas Nuvens, Cabaré, Circo Eletrônico, Performance, O Mundo da Lua, O Hipnotizador de Jacarés e Misto Quente, que vêm arrebatando muitas indicações, prêmios e aplausos entusiasmados do público brasileiro, o Circo Girassol mantém uma Escola de Teatro e Artes Circences onde desenvolve o projeto O Circo é Nosso, que atende crianças carentes. Em 2006 recebeu Menção Honrosa Concedida pelo Ministério da Cultura pelos seis anos de serviços prestados, como Conselheiro Titular de Artes Cênicas na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – Cnic. Em 2011 recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (SMC), por destacada contribuição para a cultura da cidade.

Direção Artística dos eventos da Rua Coberta e eventos paralelos - Adriane Azevedo
Atriz e produtora em Porto Alegre/RS desde 1982. Entre seus últimos trabalhos estão: “Um Apólogo” de Machado de Assis; “Terno de reis” e “Lendas gaúchas”. Também esteve em “3 x Amor e Morte”, vencedor do V Palco Habitasul; “­­­­Vampirações e outros Mistérios”, de Jorge Rein e direção de Jaqueline Pinzon, com o qual recebeu o seu terceiro Troféu Tibicuera de atriz; Viajantes – Histórias Curtas RBSTV – direção e roteiro de Lisiane Cohen; O Abajur Lilás, de Plínio Marcos - pelo qual obteve o Prêmio Açorianos de atriz-coadjuvante e “Flicts”, de Ziraldo com o Camaleão Teatro de Bonecos, sendo os dois últimos dirigidos por Roberto Oliveira. Como produtora Adriane coordena a Descentralização do Festival Porto Alegre em Cena, sob a direção de Luciano Alabarse, e é produtora executiva do espetáculo anual “Paixão de Cristo do Morro da Cruz”, dirigido por Camilo de Lélis. No meio editorial-educacional adapta e dirige textos clássicos e da nova literatura infantil e infanto-juvenil, atuando como contadora de histórias e oficineira para atores e professores.

Direção Técnica Geral - Maurício Moura
Trabalha exclusivamente com iluminação desde 1985. No teatro trabalhou com diretores e coreógrafos como Irene Brietzke, Oscar Simch, Federico Wolff, Humberto Vieira, Irion Nolasco, Inês Marocco, Miriam Amaral, Nestor Monastério, entre outros. No teatro atuou no Porto Alegre em Cena como coordenador técnico de 2005 a 2011. Na área de dança atuou com Valério Césio, Ro Santos, Guelho e Cleber Menezes, Liz Dias, Victória Milanês, Ballet Phoenix, Carlota Albuquerque, Homero Volino, Eva Scholl, Denise Chemale, Suzana D’ávila, entre outros. Na área musical trabalhou com Bebeto Alves, Procurado Vulgo, Richard Emunds, Camerata Consort, Da Boca pra Fora, Leo Ferlauto, Daniel Wolff, Neto Fagundes, Rubens Santos, Nei Lisboa, Rudráksha, Vitor Ramil, Flávio Adonis, Tiago Colombo, Otávio Segala, Renato Guimarães, Orquestra da Ulbra, Isabela Fogaça, Valência Losada, Edu Lôbo, Joyce, Montserrat, Veco Marques, João Vicenti, Adriana Deffenti, Marcelo Corsetti, Ângelo Primon e Paulo Supekovia. No segmento de artes plásticas participou da Bienal do Mercosul em 2003 e 2005 como coordenador de montagem, e em 2007 e 2009 com projeto de iluminação.

Direção Artística do Acendimento das Luzes - Marcelo Restori
Diretor de cinema e teatro, ator e roteirista. Atual diretor do IACEN – Instituto Estadual de Artes Cênicas. Formado em Cinema na PUCRS, na qual roteirizou e dirigiu Placebo (primeiro 35mm da PUCRS) – ganhador do prêmio Kodak, primeiro lugar no Brasil e segundo lugar na América Latina em 2007, além do prêmio JOSÉ LEWGOY/IECINE em 2008. Com Hybris, seu espetáculo mais recente, encenado em três andares do histórico prédio do Hipódromo do Cristal em POA, recebeu o prêmio Braskem de melhor espetáculo (júri popular). Em teatro iniciou em 1987 no extinto grupo teatral Pé-de-Palco. Em 1991, fundou o Falos & Stercus, de 1993 a 1998 passou pelo curso de Artes Cênicas na UFRGS e foi membro da diretoria do Sated-RS de 2009 a 2011. Em anos de teatro, roteirizou e dirigiu vários espetáculos, dentre eles: Mithologias do Clã, destaque no 17º London International Workshop Festival, em Londres, em 2004. Dentre algumas performances dirigidas e criadas por Restori estão: a abertura do show do músico francês Manu Chao, em 2000, no Auditório Araújo Viana/POA; a 3ª Bienal de Artes do Mercosul, em 2001, no Hospital Psiquiátrico São Pedro; o Freezone, em 2001, realizado no Galpão A7 no Cais do Porto/POA; a abertura da exposição de obras do pintor Catalão Joan Mirò no Santander Cultural em POA, em 2005; a realização do projeto Space Circus, juntamente com a banda Ultramen, em 2007, abertura da final do campeonato goiano de futebol, no estádio serra dourada em 2012 entre outras.

O 27º Natal Luz de Gramado acontece de 01 de Novembro de 2012 a 13 de Janeiro de 2013.



[evento:natalluz:programacao:Confira a programação do Natal Luz 2011]
[evento:natalluz:atracoes:Saiba mais sobre as atrações do Natal Luz]
Saiba mais sobre os ingressos do Natal Luz
[estilo:dicasgramadosite:20997:Confira nossas dicas de trânsito para você aproveitar o Natal Luz]



Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line
Aproveite para conhecer a Serra Gaúcha.
Confira a nova seção ATIVIDADES e monte o roteiro da sua visita à região!

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes