Talentos reunidos para o Sonho de Natal

Noticias Sonho De Natal 16 Janeiro / 2012 Segunda-feira por Gramadosite

Samuel Reis, Lennon Ortiz, Natan Borges e Daniel Moraes atuaram na operação e produção das duas atrações. São eles que colocaram os espetáculos para rodar, as trilhas musicais entre os shows e fizeram a manutenção dos aparelhos de som e luz ao longo da avenida. Por acompanharem as atrações toda noite, foram eles também que recolheram as reações do público quanto ao que era apresentado. “Vimos pessoas rindo, chorando, se emocionando. Um dia, esteve presente um músico da Orquestra da OSPA que ficou eufórico e começou a dançar no meio da rua. Também uma turista de Minas Gerais chorou e disse que o melhor presente de Natal foi ter vindo a Canela”, conta Daniel.

Além dos turistas, os espetáculos trouxeram para as ruas os moradores da cidade. “Uma senhora veio todos os dias, por uma semana. É pro turista, mas também é pro povo de Canela”, completa Daniel. “É uma satisfação enorme. Todo dia vemos alguém emocionado. As pessoas batendo palmas. Essas palmas são para nós também”, destaca Natan.

A satisfação de trabalhar para o evento
Daniel Moraes, 33 anos, concilia as funções de diretor de produção com as de operador dos espetáculos. A infraestrutura, a montagem e demontagem de cenário, o fechamento da ruas e da igreja, a colocação e retirada de cadeiras para os espetáculos, o suporte e o apoio exigido pela sonorização, elenco e coordenação do evento é de competência dele. A relação de Daniel com o Sonho de Natal já é longa: são 12 anos de trabalhos realizados.

Samuel, Lennon e Natan impressionam pela maturidade, já que os dois primeiros têm 22 anos e o último, 21. Durante à noite, Samuel troca os equipamentos de jardinagem da empresa Gallas e Reis Jardinagem, do qual é sócio-proprietário, e assume a função de operador do Contos de Natal. Esse é o quarto ano que ele trabalha para o evento. No currículo constam também trabalhos para o Festival de Bonecos, Semana Santa e Festa da Música. “Estou muito feliz fazendo parte da equipe. O Sonho valorizou os talentos da cidade”, disse.

Acumular funções já virou rotina para Lennon. Ele é estudante do Curso Letras/Inglês na Unisinos, assistente administrativo da Fundação Cultural de Canela, montou e foi um dos produtores da programação de Natal da Praça João Corrêa e é um os operadores de som dos espetáculos. A sua história com o Sonho de Natal começou em 2004, quando atuou como ator para o evento, até o ano de 2008. Hoje, ele não lembra mais o garoto tímido que já foi. “Aos 14 anos eu era muito tímido, mas gostava de interpretar e então comecei a fazer teatro”, conta. “Gosto muito de trabalhar com arte. A recompensa é a emoção, o sentimento que provoca nas pessoas”, afirma.

Garantir que tudo funcione. É dessa forma que Natan Borges descreve seu trabalho. Ele é o responsável técnico pela sonorização dos espetáculos. Para tanto, ele passa as noites transitando pelas ruas onde acontecem as duas atrações e fazendo a manutenção, por exemplo, de 53 caixas de som, amplificador e mesa de som. Apesar da jovem, Natan leva o ofício a sério. Com apenas 18 anos obteve formação no Instituto Gaúcho de Áudio Profissional. Ele também é guitarrista da banda Revanche.

Apesar do cansaço proporcionado pelas noites ininterruptas de trabalho, todos eles concordam que, além do sentimento de dever cumprido, ficará também a saudade desse período. “A gente acostuma com a rotina. Vamos sentir falta porque é uma coisa que gostamos de fazer”, falam. Para o coordenador geral do evento, Elias da Rosa, os rapazes “compraram os projetos de som e luz. Trabalhar com eles foi de uma segurança total. Eles foram resolvendo sozinhos os problemas que surgiam, aprimorando as técnicas. E esse era o objetivo: para chegar ao público o evento tem que ser de todos”.

O 25º Sonho de Natal 2012 acontecerá de 10 de novembro a 06 de janeiro de 2013.

Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line
Aproveite para conhecer a Serra Gaúcha.
Confira a nova seção ATIVIDADES e monte o roteiro da sua visita à região!

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes