Universidade gratuita é realidade em Gramado

Noticias A Cidade 16 Agosto / 2017 Quarta-feira por Gramadosite

O sonho de cursar uma universidade gratuita é agora uma realidade para a comunidade de Gramado e da região. Apenas seis meses após a confirmação da vinda de uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a cidade inaugura o Polo Gramado Véra Grin e, junto com ele, dois cursos de graduação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e um de extensão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que iniciam já no segundo semestre deste ano.

A solenidade de inauguração ocorreu nesta quinta-feira (15), com o descerramento da placa que institui a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC como polo da UAB e o desenlace da fita inaugural pelas autoridades e pela família da professora Véra Grin (in memoriam). Em seu pronunciamento, o prefeito Fedoca - João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) salientou a importância da UAB não só para Gramado, mas para a região. “Estamos falando de futuro. O futuro de muitas famílias e de muitos estudantes. Este 15 de agosto de 2017 é um marco histórico para a nossa cidade, uma conquista de todos nós”, garantiu.

A cerimônia contou com a presença de Carlos Lenuzza, diretor de educação à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Lenuzza citou o esforço dos gestores da Prefeitura de Gramado, mantenedora do polo, em trazer a universidade para a cidade e a qualidade da escola sede dos espaços pedagógicos.

“Sou gaúcho e hoje me sinto um pouco gramadense. Vi a luta da prefeitura em trazer este polo, a obstinação e empolgação do prefeito Fedoca, e isto me tocou profundamente. O investimento nos laboratórios, os padrões de acessibilidade, toda a estrutura mostra que Gramado tem tudo para ser um dos principais polos da Universidade Aberta do Brasil”, disse Lenuzza.

A secretária da Educação, Gilça Silva, lembrou que o momento é histórico para Gramado. “Uma universidade desta grandeza muda a vida de uma comunidade. O ensino superior vira uma realidade. Estamos vivendo um momento que ficará marcado na história de Gramado”, expressou-se. A coordenadora do polo UAB/Gramado, Maria Gorete Rodrigues da Silva, abordou o espaço do meio acadêmico como de diversidade e de pesquisa, construído para a comunidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luia Barbacovi, lembrou que o projeto de lei da Prefeitura Municipal que cria o polo da UAB foi aprovado por unanimidade e que todas as bancadas da casa salientaram a relevância do polo como fator de desenvolvimento social.

Também estavam presentes durante a solenidade a primeira-dama Bianca Bertolucci, secretários municipais, vereadores e representantes da Capes/MEC. A cerimônia contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal. A vinda da UAB foi assegurada pelo prefeito Fedoca em fevereiro deste ano, durante viagem a Brasília. Investir na educação e na qualificação é um dos pilares da administração municipal 2017/2020.

Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura) pela UFSM e o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, voltado aos professores da rede pública, são os primeiros cursos confirmados para o segundo semestre deste ano.

Nome do Polo homenageia professora da cidade
A escolha do nome da professora Véra Grin para a denominação do polo universitário da UAB em Gramado tem por objetivo homenagear esta gramadense que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao ensino das crianças, jovens e adultos como docente no Colégio Estadual Santos Dumont, na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco e na Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, além de desenvolver suas atividades profissionais como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Gramado.Véra Grin faleceu em 12 de fevereiro de 2008.

A irmã de Véra, a professora Leda Sartori, 75 anos, acompanhada de outros familiares, participaram da cerimônia. “No dia em que recebi a ligação sobre a homenagem à minha irmã com o nome do polo fiquei muito emocionada. Não conseguia falar. A Véra amava os alunos e a escola e era uma pessoa maravilhosa”, falou.

O prefeito Fedoca também lembrou da importância da atuação da professora Véra Grin. “Dedicou sua vida ao ensino de Gramado e dar seu nome ao polo mostra a relevância de sua trajetória para nossa história”, salientou.


Infraestrutura pronta para receber os estudantes
Desde fevereiro, quando foi confirmada a vinda da UAB para Gramado, a Prefeitura Municipal vinha trabalhando na organização da infraestrutura necessária e nos processos de institucionalização do polo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade do polo da universidade.

As obras contemplaram a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi. A avaliação técnica do coordenador de apoio a polos da Capes, Alexandre Marques Póvoa, no dia 31 de julho, mostrou que o local estava apto para receber os estudantes universitários.

A assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Ministério da Educação (MEC) selou de vez o comprometimento da administração municipal com a instalação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado. Assim, a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade de instalar e garantir a manutenção da unidade, tornando-se sua mantenedora. O termo foi assinado pelo prefeito Fedoca.

Posteriormente, na semana seguinte, Fedoca protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 32/2017, que dispõe sobre a criação do Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin, aprovado pelos vereadores na última segunda-feira (14).

Coordenação - Maria Gorete Rodrigues da Silva tem mais de 30 anos de experiência na área docente. É Doutora em Educação pela PUCRS (2009), Mestre em Administração pela UFRGS (2002), Especialista em Gestão da Qualidade (1998) e em Informática da Educação (1997), pela Unisinos. É graduada em História e Estudos Sociais, também pela Unisinos.

Maria Gorete foi diretora da Escola Cenecista Visconde de Mauá e atuou na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e de programas de extensão universitária - unidade de Caxias do Sul e Canela. Tem experiência em docência nos ensinos fundamental, médio e superior, em escolas da rede municipal, estadual, particular e, inclusive, em zona rural e classe multisseriada.

Texto: Manuela Teixeira

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes