18ª Corrida Pela Vida de Gramado ocorre nos dias 21 e 22 de agosto

Noticias Corrida Pela Vida 26 Junho / 2015 Sexta-feira por Gramadosite

Desde 1998, voluntários de Gramado organizam a Corrida pela Vida – Uma Jornada de Gratidão, evento que tem como objetivo arrecadar recursos e divulgar as ações do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. Este ano, o evento ocorre nos dias 21 e 22 de agosto. Inicia com o acendimento de uma tocha na sede do ICI em Porto Alegre na noite de sexta-feira, dia 21, que será trazida para Gramado por uma equipe de 10 maratonistas, numa corrida de revezamento de 140 quilômetros. Na chegada em Gramado, por volta das 13 horas de sábado, inicia a caminhada de revezamento reunindo equipes que homenageiam pessoas que têm ou tiveram câncer. As inscrições das equipes já estão abertas e podem ser feitas com Fábio Bertolucci pelo telefone 9199-6642.

Uma das novidades do evento neste ano é a realização da caminhada no complexo do ExpoGramado com duração de três horas ao invés de seis horas dos anos anteriores. Paralelamente ocorrerá o lançamento do Projeto de Rede que está sendo proposto pelo Instituto do Câncer Infantil reunindo todos os hospitais gaúchos que tratam de câncer infantil. O objetivo do projeto de rede é criar condições técnicas e de gestão para ampliar os índices de cura no Rio Grande do Sul.

O QUE É O EVENTO?
A Corrida Pela Vida tem um espaço garantido na vida dos gramadenses que se estende muito além do evento em si. Ao vestir a camiseta, símbolo de adesão à causa, há uma demonstração de carinho pela Instituição e de responsabilidade social ao longo de todo o ano. Desde o ano de 1998, ano da primeira edição da Corrida pela Vida de Gramado, o Instituto do Câncer Infantil vem aprimorando o evento, tornando-o um dos eventos mais apreciados da cidade.

CORRIDA PELA VIDA: Uma Jornada de Gratidão
A Corrida pela Vida de Gramado acontece desde 1998. Em 2011 teve seu formato totalmente reformulado, passando a ter uma Jornada de Gratidão. Essa proposta diferenciada agregou inovação a um evento marcado pela emoção. Até o ano de 2014 a segunda etapa era realizada no Lago Joaquina Rita Bier, onde acontecia o acendimento da pira e a caminhada de revezamento das equipes durante todo o dia. Em 2015 o evento foi novamente reformulado, modificando o ponto de encontro das equipes e dos maratonistas, transferindo o evento para a Expo Gramado.


As duas etapas da Corrida são:
1ª Etapa: Maratona de Revezamento
No dia 21 de agosto, a tocha da Corrida pela Vida será acesa por um paciente assistido pelo Instituto do Câncer Infantil, em uma cerimônia de abertura que acontece no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). Saindo do HCPA a tocha seguirá em direção a Gramado, num percurso de 140 km, onde 10 atletas maratonistas, em revezamento, tem a missão de levá-la até Gramado.


2ª Etapa: Caminhada de Revezamento por equipes
Com a chegada dos atletas trazendo a tocha, acontece o acendimento da pira, no ExpoGramado, que se mantém acesa durante todo o evento. Após o acendimento da pira, as equipes participantes iniciam a caminhada de revezamento ao entorno do lago, onde cada equipe homenageia uma pessoa que foi acometida por câncer. Ao final das três horas de caminhada, cada equipe recebe uma lamparina que representa a fé e a esperança, que é colocada no lago durante a cerimônia de encerramento.

SERVIÇO
Sobre o evento em geral:
Data: 22 de agosto de 2015
- Local: Expo Gramado (Av. Borges de Medeiros, 4111).
- Objetivo: Divulgar o trabalho da instituição, promover a saúde, atividades esportivas e cidadania através da corrida/caminhada.
- Público-alvo: Comunidade em geral, escolas, empresas, academias, atletas e grupos de corredores.
Inscrição: taxa de R$ 18,00 (valor da camiseta)


PROGRAMAÇÃO

21 DE AGOSTO – PORTO ALEGRE
19h: Cerimônia de Abertura com acendimento da Lamparina no HCPA.
20h30: Início da Corrida Revezamento em direção à Gramado.


22 DE AGOSTO – GRAMADO
- 13 horas: Chegada dos atletas na Expo Gramado, acendimento da pira e início da Caminhada de Revezamento das equipes em torno do lago.
- 16 horas: Cerimônia de encerramento com apagamento da pira, lamparinas e fogos de artifício.


PROJETO DE REDE
Os recursos arrecadados com a 18ª Corrida Pela Vida serão investidos no projeto de rede que possibilitará criar condições técnicas e de gestão na busca por melhores índices de cura em centros de tratamento do câncer infanto-juvenil existentes no Rio Grande do Sul.

Objetivos do projeto:
- Reduzir o tempo do diagnóstico e o início do tratamento;
- Implementar protocolos clínicos para tratar o câncer infanto-juvenil utilizando metodologias padronizadas;
- Desenvolver programas de capacitação para o diagnóstico precoce do câncer;
- Apoiar necessidades sócio-econômicas no âmbito do paciente e sua família;
- Criar um programa de conexão com os centros participantes.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes