25 anos de encanto e emoção aos visitantes

Noticias No Clima Do Natal 29 Setembro / 2010 Quarta-feira por Gramadosite

1986 - 1989: A inspiração de um grande projeto

Com a missão de aquecer a baixa temporada, o então Secretário de Turismo de Gramado, Luciano Peccin, tinha em mente a missão de aquecer o período de baixa temporada e decidiu assim criar um evento natalino. Ao convidar o maestro da OSPA, Eleazar de Carvalho e contar sua idéias, o maestro logo aceitou: "Iluminem a cidade que a música é comigo". Em frente à Igreja Matriz São Pedro, o público se emocionou com o concerto acompanhado por um coral de 500 vozes. Esta noite marcou o nascimento do primeiro evento natalino do Brasil: o Natal Luz de Gramado. Em 1989 o evento já havia crescido, eram duas mil e uma vozes compondo o maior coral do mundo. O sucesso de público dava indícios da necessidade de mudar para um novo local, que comportasse o porte do Natal Luz.

1990 - 1992: Novo local, novas emoções

O Lago Joaquina Rita Bier passou a ser o cenário do grande Concerto de Natal. Às suas margens acontecer uma apresentação magistral, com a orquestra, coral com 2mil vozes, efeitos de raio laser e projeção de mensagens de Natal em dois telões, emocionando um público que já somava 20 mil pessoas. Essa mudança de local foi um momento crucial para o crescimento do Natal Luz. A programação foi estendida e outras atividade se somaram ao Grande Concerto.

1993 - 1996: Ao som da emoção

Em 1993, a travessia do lago por 3 pianos de cauda posicionados sobre uma balsa surpreendeu o público ao som de Rhapsody in Blue, tornando este um dos mais sublimes e belos momentos da história do evento. A cada ano, novas atrações incorporavam o calendário. Em 1994, o evento contou a Chegada do Papai Noel e foi criada a Árvore Cantante.

1997 - 2000: É tempo de refletir

O Natal Luz seguia crescendo e, apesar do esforço de enriquecer a programação na tentativa de distribuir os visitantes ao longo do mês de dezembro, os dois Grandes Concertos de Natal atraíam um público cada vez maior, ultrapassando a capacidade de receber do município. Neste período, a organização do Natal Luz passou a refletir sobre o formato do evento.

2001: Nascia o parque temático

O Natal Luz foi completamente reestruturado quando adotou o modelo de parque temático criando atrações que podiam ser repetidas ao longo do mês. Para o desafio, foi convidade Joãozinho Trinta para a realização de um desfile, enquanto uma equipe de Gramado produzia um espetáculo piromusical (show de fogos sincronizados com música). Com o carnavalesco somado à equipe do Natal Luz, o evento ampliou sua capacidade de captação de recursos de patrocínio, o que permitiu novos investimentos e garantiu a realização do 1° Grande Desfile, do 1° Nativitaten, além da renovação da decoração em geral e das demais atrações. O resultado foi emoção aos olhos e nos corações do público.

2002: Decoração natalina ecológica

Nasceu o "Projeto PET" reciclando garrafas para decorar a cidade com participação das crianças da comunidade. Como não foi possível estender o contrato com Joãozinho Trinta, a organização assumiu a realização de todo o evento. O número de apresentações do Grande Desfile de Natal e do Nativitaten foi duplicado e, somados às demais atrações, formaram um calendário cíclico semanal, que estimula a distribuição dos visitantes.

2003 - 2005: Tradição gaúcha com um toque natalino

O Natal Luz inspirou-se na cultura Rio-Grandense para criar o Natal Gaúcho, um show que mistura a dança, música e folclore às mais belas canções natalinas. O Natal Luz evoluiu gradativamente, reinventando-se a cada edição, qualificando suas atrações e ampliando sua programação que já somava 60 dias.

2006: Uma Fábrica de Natal

Ano de estréia do seu terceiro grande espetáculo: a Fantástica Fábrica de Natal. Este emocionando musical contagiou o público e mostrou uma vez mais a força e criatividade deste evento e dos talentos da região. Neste ano, foram criados também o show diário de Aendimento das Luzes e o Encontro Nacional de Papais Noéis.

2007: Profissionalização: o grande espetáculo

Com o grande porte do evento iniciou-se aqui uma fase de profissionalização na sua organização, com a criação de departamentos e reuniões semanais ininterruptas durante os 12 meses do ano. Pesquisas, análise, planejamento. Iniciou-se os Treinamentos de Capacitação para que a comunidade conhecesse melhor o evento e suas novidades e a venda antecipada de ingressos pela internet. O toque final ficou por conta da justa homenagem a um dos idealizadores do evento: o Tributo ao maestro Eleazar de Carvalho e a inauguração do busto do maestro em frente à Igreja Matriz São Pedro.

2008: A encantadora Arca de Noel

Nasce o quarto grande show do Natal Luz com o teatro de marionetes e bonecos animatrônicos divertindo a garotada. As Paradas de Natal começaram a alegrar as tardes, o Tour Natal Luz surgiu para visitar os bastidores do eventos e a Área Vip - Tapete Vermelho oferecia uma experiência diferenciada. O evento ganhou também um livro especial: "Natal Luz pelo olhar do fotógrafo Edison Vara", que resgata a história do evento e retrata a beleza de suas atrações. Neste ano, o evento já contava com 16 atrações diferentes que, ao longo de 60 dias do Natal Luz, totalizaram mais de 500 apresentações.

2009: Toque de talento, toque de luz

Com o objetivo de buscar dentro da comunidade talentos ainda não descobertos e valorizar os que já tinham habilidades artísticas, cerca de 200 alunos foram beneficiados com bolsas gratuitas de formação profissional na Escola das Artes, nas modalidades de escultura, teatro, teatro de bonecos, dança, técnica vocal e circo. Destes, 90% foram absorvidos pelo evento, compondo o elenco das diversas atrações. A temporada ganhou mais uma semana de comemorações, somando 67 dias. A tradicional Árvore Cantante foi completamente remodelada ganhando um coral gospel de altíssima qualidade e bailarinas de sapateado, que abriram e encerraram o espetáculo. Nasceu o "Povo da Vila de Natal", atração composta de personagens que interpretam os morados da Vila de Natal e interagem com o público, causando experiências personalizadas e enaltecendo o espírito do Natal.

2010: Momento de Celebrar

O Natal Luz de Gramado completa 25 anos, diversas novidades surpreenderão o público com as celebrações de aniversário.







( com informações Assessoria de Imprensa do Natal Luz )

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes