Mercado do Chocolate Gourmet é tema do primeiro dia da Febrachoco

Noticias Serra Em Agosto 30 Agosto / 2012 Quinta-feira por Gramadosite

Durante a manhã, um público atento assistiu às palestras do Congresso Americano do Chocolate – ChocoLatino, que está acontecendo simultaneamente com o evento.

A consultora de negócios, Mirelle Zanotto, ministrou a palestra “O Mercado de Luxo e o Chocolate”, que abordou o consumo de produtos pelo prazer da sensação e pelo status que oferecem – tudo isso impulsionado pelo enriquecimento da população brasileira.

Zanotto também elogiou a iniciativa da realização da Febrachoco, que traz a possibilidade de agregar valor direto ao chocolate gourmet, tornando-o mais desejado. “O empresariado deve olhar para a feira como uma excelente chance de desenvolvimento para o setor, pois é quando a pequena e a micro empresa podem ter acesso e contribuir na evolução do segmento”.

O vice-presidente de Chocolates da ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados, Ubiracy Fonseca, falou sobre o “O Potencial do Mercado para Chocolate Gourmet” e apresentou números gerais do setor no Brasil e no mundo, salientando para o fato de que em 2011 o mercado de chocolate gourmet cresceu 20%, enquanto que o tradicional alcançou 11,6%. “Isso mostra o grande potencial deste segmento, que equivale a apenas 2% do mercado nacional, mas não para de crescer”, afirmou, e complementou: “Hoje, são consumidos 15 mil toneladas desta especialidade por ano”.

Fonseca falou, ainda, sobre a consolidação de Gramado como a "capital brasileira do chocolate gourmet". “A cada ano a cidade vem se destacando”, avaliou, e ressaltou: “A realização da Febrachoco tem papel fundamental nisso, pois contribui para o desenvolvimento e o crescimento deste mercado no País com a realização de ações e atividades qualificadas”.

No final da manhã, o diretor técnico do Cereal Chocotec do Instituto de Tecnologia, Valdecir Luccas, promoveu o lançamento do “Programa de Inovação para Chocolate Gourmet – Cereal Chocotec/Ital - Febrachoco”.

A partir de outubro deste ano até julho de 2013, o programa vai identificar e aprimorar produtos de chocolate a fim de classificá-los na categoria gourmet através de quatro etapas: “Diagnóstico Técnico”, “Aprimoramento de Produto”, “Treinamento da Tecnologia de Chocolates” e “Transferência da Tecnologia”. “Na Febrachoco do próximo ano apresentaremos os cases dos produtos gourmet aprimorados”, informou.

Luccas também destacou a importância da Febrachoco no Brasil. “Não tínhamos uma feira como esta ainda. Ela oferece a possibilidade de firmar parcerias, divulgar produtos e ampliar mercado”, finalizou.

Na parte da tarde, centenas de pessoas circularam pelos corredores do pavilhão da Expogramado e conheceram equipamentos, novas tecnologias e produtos relacionados com o chocolate gourmet, além de assistirem a primeira etapa do III Campeonato Nacional “Sorveteria Brasileira”, com integrantes de vários lugares do Brasil.

O coordenador da feira, Caio Tomazeli avalia o evento como a mais importante feira profissional de chocolates do País, que tem como missão fortalecer o segmento premium e consolidar gramado como a “capital brasileira do chocolate gourmet”.

Tomazeli também comentou o potencial desse segmento de mercado, que deve chegar nos próximos anos a 5% do consumo de chocolates no Brasil, representando um potencial de vendas de 30 mil toneladas ano.

Conheça a programação do segundo dia da Febrachoco e do Chocolatino
Chocolatino - 30 de agosto


9h10min: Palestra “Case de Inovação AQUIM – LIQORA, uma nova proposta para o universo do chocolate”
10h: Palestra “Plantas compactas para fabricação de chocolates”
11h: Palestra “Inovações nas técnicas de cristalização da manteiga de cacau e temperagem do chocolate”

Febrachoco - 30 de agosto
13h: Abertura do pavilhão da Febrachoco
14h às 19h30min: Oficinas no Espaço Gourmet
20h: Encerramento das atividades do dia

Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line

Museus, Parques, Tours, já sabe o que onde ir? Clique aqui e compre seu ingresso.

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Deseja ver mais fotos da Cidade? Acompanhe fotos atualizadas semanalmente no Facebook: facebook.com/gramadosite

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes