Quarto dia de Festival repleto de homenagens e programação intensa

Noticias Festival De Cinema 13 Agosto / 2012 Segunda-feira por Gramadosite

A partir das 14h inicia as exibições especiais, com a Mostra Infantil e o filme "Taína, a origem", de Rosane Svartman. Às 16h é hora da Mostra Especial de Cinema Gaúcho, com a apresentação do filme "Contos Gauchescos", de Henrique Freitas Lima.



A Mostra Competitiva de Curtas Nacionais inicia sua programação da noite às 19h, no [turismo:ondeir:14331:Palácio dos Festivais], com o filme "Meta", de Rafael Baliu.

O curta conta em vinte minutos a história de Federico, que vive em um filme que ele mesmo dirige. Será isso suficiente para conquistar a garota de seus sonhos?



Às 19h20min inicia a Mostra Competitiva de Longa Metragem Estrangeiros, com o filme "Diez Veces Venceremos", de Cristian Jure. O longa argentina conta em 75 minutos a história de Pichún, que é um comunicador Mapuche que viveu na clandestinidade. Quando sua comunidade conseguiu recuperar o território, a rádio clandestina foi fundamental para para defendê-la. Após 7 anos de vida clandestina e prisão, ele busca uma forma de se concectar com o povo. Apesar deles terem conseguido expulsar as empresas florestais que exploravam a terra, o conflito pela região persiste.



O segundo filme da noite da Mostra Competitiva de Curtas Nacionais inicia às 21h30min, com o curta "Casa Afogada", de Gilson Vargas, que conta em 13min30s a história de um homem que vive recluso em uma casa sobre palafitas. Subitamente as águas tornam-se revoltas e ele precisa lutar para manter sua casa, suas memórias, seu último refúgio.



Após a exibição do curta, é hora da Mostra Competitiva de Longa Metragem Brasileiro, com o filme "Colegas", de Marcelo Galvão. Colegas é um Road movie que trata de forma poética coisas simples da vida, através do olhar de três jovens com síndrome de Down que trabalham na videoteca do instituto interno onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem se aventurar e fugir no carro velho do jardineiro em busca de três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar. Nesta busca, percorrem caminhos inusitados e se envolvem em inúmeros perigos como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira de cinema. Paralelo a este mundo de poesia, a fuga dos três atrai a atenção da polícia e da imprensa que começa a cobrir o fato, refazendo o percurso dos viajantes através de pistas e relatos de testemunhas. Dois investigadores que estão sob o olhar atento da corregedoria por seus atos violentos na última operação que tiveram, como castigo, são designados a acharem os fugitivos. O roteiro se desenvolve em meio a esse contra-ponto da ingenuidade dos nossos heróis e a malícia da dupla de investigadores, dando um tom de humor e criando com o tempo uma simpatia dos policiais para com os fugitivos que, a cada momento, se mostram mais espertos do que se imagina.

[[noticias:festivaldecinema:111213:Longa Nacional com audiodescrição é o segundo filme a ser exibido com acessibilidade para deficientes visuais]]



Seis filmes integram a mostra gaúcha de longas
Paralelamente às mostras competitivas de curtas e longas nacionais e estrangeiros, o Festival de Cinema de Gramado realiza a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens, fora de competição. Com exibições programadas para a tarde, as produções inéditas fazem parte do Edital de Apoio a Projetos de Finalização de Obra Cinematográfica Brasileira de Longa-Metragem apresentado pela Secretaria do Estado da Cultura em 2011.
Integram a mostra os filmes "A Casa Elétrica", de Gustavo Fogaça; "Contos Gauchescos", de Henrique de Freitas Lima; "Da Lua", de Rodrigo Pesavento, Tiago de Castro e Fernanda Krumel; "Espia Só", de Saturnino Rocha; "Referendo", de Jaime Lerner; e "Xico Stockinger", de Frederico Mendina.

Cinema nos bairros
O projeto Cinema dos Bairros, que visa levar a sétima arte para os bairros, escolas e ginásios na região de Gramado, acompanha a programação oficial do festival de cinema. A atividade tem como objetivo democratizar o acesso à cultura. O Projeto Cinema nos Bairros conta com a parceria das escolas para divulgar sua programação junto à comunidade. Todas as sessões são gratuitas e acontecem diariamente desta segunda, dia 13, até 17 de agosto.

Homenagem aos 40 anos de história
A Câmara de Vereadores de Gramado tem sessão solene alusiva aos 40 anos do Festival de Cinema de Gramado e reconhecimento público aos ex-presidentes e ao patrono do Evento. A homenagem acontece na Câmara de Vereadores, às 18h nesta segunda-feira.

Cirque Du Soleil faz homenagem ao 40º Festival de Cinema de Gramado
Personagens do espetáculo Varekay, do Cirque du Soleil, em cartaz em Porto Alegre, sobem a serra para homenagear os quarenta anos do evento. A famosa dupla de clows e mais cinco personagens do show serão os encarregados de abrilhantar ainda mais o evento, com interação no tapete vermelho e uma surpresa no palco do evento. Começa às 19h.


O 40º Festival de Cinema de Gramado acontece de 10 a 18 de agosto de 2012. Veja a [evento:festivaldecinema:programacao:programação completa], informações sobre os filmes concorrentes e demais [evento:festivaldecinema:atracoes:atrações].

[[evento:festivaldecinema:programacao:Veja a programação completa]]
[[evento:festivaldecinema:atracoes:Saiba mais sobre as atrações]]




Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line

Museus, Parques, Tours, já sabe o que onde ir? Clique aqui e compre seu ingresso.

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Deseja ver mais fotos da Cidade? Acompanhe fotos atualizadas semanalmente no Facebook: facebook.com/gramadosite

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes