PARABÉNS GRAMADO - São 59 anos de Emancipação Política do Município de Gramado. Teus filhos construíram um sonho no andar de tua história. Muitos filhos. Tanta gente a quem temos que agradecer. Por isto tua história é teu maior patrimônio, pois ela é feita de tanta gente trabalhadora e amorosa por ti.
“Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.” (George Orwell)
“Para desenhar e escrever, é só começar.” Fazer certo leva o mesmo tempo do fazer errado. Mas o fazer errado precisa ser refeito” (meus alunos conhecem bem esta frase).
Não confundam um historiador com um cronista urbano. O historiador vive de investigações sobre o que ocorre no dia a dia, como descrevem os cronistas urbanos. E nunca diga que uma pessoa sabe mais do que a outra pois todos temos dons e nossos saberes não podem ser medidos apenas por uma pessoa, e sim, por um colegiado. E lembre que as pessoas que lhe são disponíveis, não o são porque acreditam em tudo o [...]
Texto especial para a “Missa dos Imigrantes” realizada em 20 de maio de 1995, na Igreja Matriz São Pedro de Gramado, tendo como pároco e celebrante o padre Elói Sandi. Era a abertura oficial do Seminário sobre Imigração Italiana na Serra. Esta missa está gravada em vídeo e registra todas as participações e ritos que foram resgatados naquele dia. Imagens que o tempo merece preservar.
Este texto já era para ter saido na imprensa no final da Festa da Colônia. Mas não saiu. Não me perguntem por que... O certo é que eu precisava colocar estes pensamentos em convívio com a comunidade. Então, amigo que me acompanha em leituras, aí está um pouco da fé colonial e seus guardiões.
E que tal se a nossa Festa da Colônia possibilitasse a degustação de um bom “caldo”? Até o “brodo” vinha bem com este frio. Afinal, nem só de “ravióli” vive o nosso povo...
“Infelizmente a cultura sempre foi o patinho feio entre as atribuições das administrações públicas.” (Juarez José Cognato). Uma das melhores definições sobre a cultura que já me deparei nos últimos 30 anos.
O assunto é antigo e polêmico. Está na hora de reler esta história. Os vereadores agora devem ficar preocupados. Já estou preocupada, bem como a família Nicoletti, desde 2008. Meu papel na história local, sempre foi meio "cricri" e eu não me importo de ser chamada e de ser “cricri”. Até gosto disto.
por Marília Daros
em 17 Dezembro / 2013
por Marília Daros
em 16 Outubro / 2013
por Marília Daros
em 27 Setembro / 2013
por Marília Daros
em 06 Agosto / 2013
por Marília Daros
em 24 Junho / 2013
por Marília Daros
em 16 Maio / 2013
por Marília Daros
em 24 Abril / 2013
por Marília Daros
em 21 Fevereiro / 2013
por Marília Daros
em 29 Janeiro / 2013
por Marília Daros
em 19 Dezembro / 2012