Aprenda a usar as suas forças

Estilo Comportamento 29 Outubro / 2020 Quinta-feira por Gramadosite

“É preciso ter força”. Essa foi uma das frases mais repetidas nos últimos meses, em função de todos os reveses que aconteceram por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Aprender a usar as próprias forças, aliás, é um dos ensinamentos da psicologia positiva, a ciência do florescimento humano.

Mas, afinal, o que são exatamente forças de caráter?

Quem explica melhor esse assunto é Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia. “Resumidamente, tratam-se das melhores qualidades que as pessoas podem ter. Universais, elas foram catalogadas por meio da observação dos hábitos culturais de diversas civilizações ao longo dos séculos”, diz.
Segundo a especialista, no total, há 24 forças de caráter, distribuídas entre seis virtudes. As virtudes são as mais altas qualidades morais de alguém:

Conhecimento
Forças cognitivas que implicam a aquisição e uso da sabedoria: Criatividade, Curiosidade, Critério, Amor ao aprendizado e Perspectiva.

Coragem
Forças emocionais que envolvem o exercício da vontade de atingir objetivos diante de oposição externa ou interna: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade.

Humanidade
Forças interpessoais que têm a ver em cuidar dos outros e criar laços de amizade: Amor, Generosidade e Inteligência social.

Justiça
Forças cívicas que fundamentam a vida saudável em comunidade: Trabalho em equipe, Equidade e Liderança.

Temperança
Forças que protegem dos excessos: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.

Transcendência
Forças que fazem conexões com o universo maior e proporcionam significado: Apreciação da beleza e da excelência, Gratidão, Esperança, Humor e Espiritualidade.

Descubra o que o torna forte

De acordo com Flora, todo indivíduo possui as 24 forças em diferentes graus, dando a cada pessoa um perfil de caráter único. Porém, as cinco primeiras, chamadas “forças de assinatura”, são as qualidades que vêm mais naturalmente.

“Ao conhecer os seus pontos forte de caráter, você pode melhorar em diferentes aspectos. Realizar atividades compatíveis com as forças de assinatura aumenta o bem-estar, incluindo sensação de propósito e afetos positivos, e estabelece um pilar para maiores realizações”, aponta a especialista, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit.

Quer conhecer as suas forças?

Para começar, clique aqui e faça o teste gratuitamente no site do Via Institute.

“Depois disso, com os resultados em mãos, é preciso compreender as forças de assinatura. Também é importante entender como elas são reconhecidas por você e pelos outros”, lembra Flora.

Responda às seguintes perguntas:

Quais são as suas forças de assinatura?
Elas são reais e autênticas para você?
Elas se manifestam naturalmente?
É fácil para você expressá-las?
Você se sente mais energizado quando usa essas forças?
Sua família e seus amigos identificariam rapidamente essas forças em você?
Você usa essas forças com mais frequência em casa, no trabalho, na escola ou na vida comunitária?
Em seguida, outro passo fundamental é você começar a usar mais as suas forças. Ou seja, passar a conceber novos modos de aplicá-las.

Para tanto, reflita:

Como você pode utilizar ainda mais as suas forças de assinatura no dia a dia?
Em que momentos você subutiliza suas forças ou as utiliza em excesso?
Como esse conhecimento pode ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos, saúde, felicidade e sucesso na realização de seus objetivos?
Pense em um desafio que você está enfrentando agora. Como você pode aplicar suas forças de assinatura para superar esse desafio?
Lembre-se de um objetivo que você está tentando atingir agora. Como você pode aplicar suas forças de assinatura para alcançar esse objetivo?

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes