Avaliação da seletiva de Gramado ao mundial de jiu-jitsu de Abu Dhabi e os 22 atletas que vão aos Emirados com despesas pagas

Esportes Notícias 22 Fevereiro / 2014 Sabado por Gramadosite

Três dias, 30 horas de lutas, 1300 atletas, mais de seis mil espectadores - recorde nas arquibancadas em quatro edições da seletiva no Ginásio José Francisco Perine, o Perinão. Entre os destaques, o ouro para o paulista Michael Langhi, um dos melhores do mundo. Ele deu show do início ao fim e faturou o primeiro lugar na categoria adulto faixa preta até 76kg, confirmando o favoritismo.

O ápice em termos de emoção ficou por conta do lançamento da categoria Jiu-Jitsu Mais, dedicada exclusivamente a atletas com necessidades especiais. Dos 12 inscritos, oito compareceram, sendo sete de fora do Estado. O faixa marrom Yves Carbinatti, paulista de Rio Claro, 27 anos e paraplégico desde 2008, foi eleito o embaixador da primeira edição. As lutas arrancaram lágrimas de algumas pessoas que estavam nas arquibancadas. A emoção tomou conta até de quem estava trabalhando no evento, como árbitros e auxiliares. Após disputa das medalhas, houve lutas de exibição envolvendo os deficientes e dois astros brasileiros com exitosas carreiras dentro e fora do país: Michael Langhi e Rodolfo Vieira.
No que diz respeito à estrutura, uma inovação foi colocada à disposição da arbitragem. O Video Retard System, aparato composto por câmeras e monitores com atraso de imagem de seis a dez segundos, permitiu que os juízes revissem movimentos polêmicos para confirmarem ou modificarem a pontuação. Presente em competições de judô, sua utilização era inédita no jiu-jitsu até a seletiva gaúcha. Ainda sobre tecnologia, a organização ofereceu transmissão ao vivo pela internet durante os três dias de evento, com entrevistas em meio aos combates.

Ao todo, 22 dos 23 pacotes aéreos foram entregues, parte da premiação recorde no jiu-jitsu na América do Sul: mais de 100 mil dólares. Apenas a categoria feminino adulto faixas preta e marrom até 54kg não teve o Free Pass validado por falta de preenchimento dos requisitos previamente estabelecidos pela organização. O Free Pass inclui passagens aéreas de ida e volta a Abu Dhabi; transporte nos Emirados para hotel, local da competição e aeroporto; estadia para todos os dias de viagem; alimentação completa (café, almoço e janta) e inscrição para o campeonato mundial profissional.


- A avaliação é positiva, tudo correu dentro do que imaginávamos. Não medimos esforços para que os atletas saíssem satisfeitos. O campeonato é feito para eles. Buscamos oferecer o melhor em termos de estrutura, qualidade da arbitragem, cumprimento do cronograma. O Video Retard também foi aprovado, mais um passo em busca do aperfeiçoamento. E a categoria Jiu-Jitsu Mais emocionou a todos, uma iniciativa que nos encheu de orgulho. O comportamento desses atletas deve servir de exemplo para a vida de todos – avaliou o faixa preta Fernando Paradeda, tricampeão mundial quando competidor e hoje sócio da Pro Sports, empresa que organiza as seletivas da América Latina ao Mundial de Abu Dhabi.

Após as dez classificatórias realizadas em diversas cidades do mundo, como Los Angeles, Nova Iorque, Montreal, Londres, Varsóvia, Tóquio, Sydney, São Paulo e Gramado, o evento principal de Abu Dhabi acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril. A competição internacional de maior premiação divide um milhão de dólares entre os melhores colocados de todas as categorias.


Ganhadores da seletiva de Gramado na categoria adulto que vão a Abu Dhabi:

MASCULINO ADULTO
Faixa Preta até 64KG: Paulo Roberto Santana
Faixa Preta até 70KG: Italo Lins
Faixa Preta até 76KG: Michael Langhi
Faixa Preta até 82KG: Vinicius Tavares Marinho
Faixa Preta até 88KG: Rodrigo Fajardo
Faixa Preta até 94KG: Nivaldo de Oliveira Lima
Faixa Preta até 100KG: André Alberto Wostehoff Campos
Faixa Preta até acima100KG: Gilmar Oliveira
Faixa Marrom - Absoluto Pesado: Patrick Gaudio
Faixa Roxa - Absoluto Leve: Rudson Matheus Telles
Faixa Roxa - Absoluto Pesado: Max Santos Gimenis
Faixa Azul - Absoluto Leve: Marlus Salgado de Souza
Faixa Azul - Absoluto Pesado: José Neto da Silva Junior


FEMININO ADULTO
Faixas Preta e Marrom até 60KG: Nadia Maria Melo
Faixas Preta e Marrom até 66KG: Viviane Araujo Gomes
Faixas Preta e Marrom até 72KG: Talita “Treta” Nogueira
Faixas Preta e Marrom até acima72KG: Fernanda Mazzelli
Faixa Marrom - Absoluto Leve: Márcio André
Faixa Roxa - Absoluto Leve: Jacqueline de Moraes
Faixa Roxa - Absoluto Pesado: Nathiely Melo de Jesus
Faixa Azul - Absoluto Leve: Amanda Monteiro
Faixa Azul - Absoluto Pesado: Heloisa Silva Rodrigues

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes