Tableau de Bord 1.2

Economiaenegocios Artigos 22 Novembro / 2012 Quinta-feira por Georges Le Brun De Vielmond

Definição e Conceitos

O Tableau de Bord é um quadro de navegação empresarial que, no tempo, abrange o passado, o presente e o futuro.
O Futuro é representado por um objetivo principal e objetivos secundários. Esses objetivos não são finais mas participam de um RUMO geral cujos padrões de desempenho são pré-definidos e modificados durante o desenvolvimento do projeto quando os indicadores ficam no vermelho.

O Tableau de Bord tem por limites as variáveis endógenas da empresa (missão, políticas, RH,
know-how, comercialização, produção, finanças, tecnologia e gestão) e exógenas (conjunturas específicas : global ,nacional e local ).
As táticas recaem sobre as variáveis endógenas.

As estratégias são as ações relacionadas com as variáveis exógenas.
A maior vantagem desse sistema é de permitir acompanhar uma empresa, ou projeto, aplicando as modificações que requerem o presente sem perder a visão do futuro.

Histórico

Planejamento, em geral, por projeto e por objetivo sempre existiu desde os tempos mais remotos de nossa civilização. Como ferramenta indispensável à sobrevivência da humanidade.

A formalização francesa do sistema de planejamento, "TABLEAU DE BORD" (quadro de navegação) data de 1960. Fica na linha do BSC* (1970) de Kaplan e Norton ,do SAP** (1972), do ERP*** (1980) e, enfim, mais recente, do Tableau de Bord Sueco "Skandia" que privilegia o capital intelectual como recurso.
Os sistemas, francês americano e alemão , sofreram varias modificações, e ainda sofrem, desde sua criação. De uma maneira geral geral, o sistema americano parece mais consistente, mas menos dinâmico que o francês que se ajusta mais rapidamente a situações novas. Desde o início, nos sistemas, os focos migraram da produção para os custos, para a área financeira, os consumidores e, enfim para a integração das variáveis endo-exogénas dando ênfase as decisões estratégicas.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes