Confiança dos empresários do comércio gaúcho tem nova alta em dezembro, indica pesquisa da Fecomércio-RS

Economiaenegocios Notícias 28 Dezembro / 2016 Quarta-feira por Gramadosite

O resultado do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC) confirmou em dezembro a tendência de crescimento já verificada no mês anterior. O indicador, aos 96,3 pontos, apresentou elevação de 23,7% sobre o mesmo período do ano passado, dado que revela um gradual processo de redução do pessimismo do empresariado, conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pela Fecomércio-RS.

De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, “os comerciantes estão percebendo melhora no cenário atual frente ao passado recente, mesmo com a atividade econômica ainda fraca”. Bohn salientou, no entanto, que a recuperação vem ocorrendo sobre níveis de confiança bastante deprimidos.

A percepção dos empresários em relação à situação atual (ICAEC), aos 60,3 pontos em dezembro, registrou elevação de 60,0% sobre o mesmo mês do ano passado, apresentando taxas de crescimento positivas em todos os âmbitos analisados – economia brasileira, comércio e a própria empresa. Segundo a pesquisa da Fecomércio-RS, a mudança de governo refletiu em uma melhora continuada do indicador que mede as expectativas dos empresários (IEEC). O crescimento apurado em dezembro foi de 26,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 142,1 pontos. “A maior estabilidade no campo político, mesmo com as incertezas da operação Lava Jato, aliada ao avanço das medidas de controle fiscal, sinalizam para a retomada do crescimento da economia brasileira e o consequente avanço da confiança dos empresários”, destacou o presidente da Fecomércio-RS.

O índice que mede os investimentos (IIEC) apresentou variação positiva de 3,9% na comparação com dezembro/2015, alcançando 86,4 pontos. “A elevação da expectativa ainda é insuficiente para mudar os planos de investimentos das empresas do comércio”, salientou Bohn, lembrando que o indicador ainda se encontra em patamar pessimista, abaixo de 100,0 pontos. Apesar disso, destacou que, mais uma vez, a pesquisa mostra melhora no dado que mede a intenção de contratação de funcionários, que registra alta pelo terceiro mês consecutivo.



Veja a análise dos resultados no link

links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analiseICECdez16.pdf

Para visualizar a pesquisa completa de dezembro/16, veja

links.fecomercio-rs.org.br/ascom/ICECdez2016.pdf

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes