Juros caem, porém não alavancam crédito

Economiaenegocios Notícias 02 Setembro / 2012 Domingo por Gramadosite

Em termos de concessões, o crédito registrou queda de 1,1% entre junho e julho, com destaque para a retração do crédito a pessoa jurídica (-2,8%), enquanto o crédito para pessoa física subiu 1,4%. Se analisarmos a média diária, observamos que a redução foi bem mais expressiva, de -10,1%. Nessa base de comparação, tanto pessoa jurídica quanto física registraram quedas, de -11,6% e -7,8%, respectivamente.

A taxa de juros, por sua vez, caiu pela quinta vez consecutiva, de 31,1% em junho para 30,7% em julho, atingindo o menor nível da série histórica. Desse modo, para a modalidade pessoa física os juros chegaram a 36,2%, enquanto para pessoa jurídica alcançou 23,6%. Com esse resultado, o spread bancário registrou leve redução frente a junho, de 23,2 p.p. para 23,0 p.p., menor diferença desde dez/07, quando o spread estava em 22,3 p.p.. Por fim, a inadimplência superior a 90 dias subiu de 5,8% em junho para 5,9% em julho.

Nos próximos meses, a despeito das políticas do Governo Federal, a perspectiva é de que o crédito permaneça registrando desempenho semelhante ao atual. Pelo fato de já registrar uma taxa razoavelmente alta de expansão (no acumulado em 12 meses as concessões registraram crescimento de 11,6%) e em decorrência de estimativas pouco animadoras para o PIB (1,73% de acordo com o Focus), uma aceleração significativa é pouco provável.

Museus, Parques, Tours, já sabe o que onde ir? Clique aqui e compre seu ingresso.

[noticias:otempo:15507:Neve, será que no próximo inverno ela cai]?
[noticias:otempo:32844:Saiba a Média de Temperatura do ano todo em Gramado]
Saiba o que trazer na mala

Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Deseja ver mais fotos da Cidade? Acompanhe fotos atualizadas semanalmente no Facebook: facebook.com/gramadosite

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes