2ᵃ edição do Tech Art Festival acontece em 21 de março

Economiaenegocios Notícias 07 Março / 2020 Sabado por Gramadosite

Ao completar um ano de vida, o ecossistema da Fábrica do Futuro convida as pessoas para conhecer a vida pulsante do habitat que reúne projetos e mentes criativas em educação, cultura e inovação. A base do festival é relacionar arte e tecnologia, buscando novas linguagens, formatos, reflexões e comportamentos com talks, debates, showcases e experiências.

Inteligência Artificial, Neurociência, criatividade, propriedade intelectual e sensorialidade são alguns dos temas de nomes já confirmados no Tech Art Festival. Confira:

Zico Goes - VP de Conteúdo e Desenvolvimento da Fox Networks Brasil, com larga experiência em empresas como Conspiração Filmes (Diretor de Núcleo TV); MTV e GNT/Globosat, vai falar sobre inovação e os novos rumos da produção audiovisual de ficção: filmes, séries e podcasts.


Nuno Caldas - sócio do escritório Dannemann Siemsen, com atuação voltada para a inovação estratégia em nível da proteção e expansão de negócios apoiados em ativos intelectuais. Na palestra "A criatividade e a geração de valor", ele vai abordar o sistema de propriedade industrial, o funcionamento sob o ponto de vista das startups e alternativas de geração de valor.


Lidia Zuin – Como a ficção científica está moldando o futuro? será o tema do talk da jornalista e futuróloga, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Ela vai explorar sobre como aprender sobre o futuro através das narrativas ficcionais e ter uma visão mais crítica e aprofundada sobre inovação tecnológica.


Sergio Venancio - "Como coexistir e cocriar com inteligências artificiais" será o tema do artista, programador e professor de São Paulo que pesquisa a relação entre Artes Visuais e Inteligências Artificiais. Sergio promete uma conversa que vai desde um panorama histórico até debates atuais como sobre uma obra de arte gerada por IA e leiloada por meio milhão de dólares; robôs que desenham e pintam, redes neurais colocadas umas contra as outras, deep learning, deep fakes e o que há de humano em toda tecnologia.


Caroline Baldasso – Neurocientista com a palestra "Neurociência: entendendo comportamentos em UX" sobre como a neurociência pode aumentar o repertório do comportamento humano usando a tecnologia para entender (e não induzir) experiências em profundidade, e ser parte do processo de pesquisa dos designers e profissionais da indústria criativa. Caroline trabalha na No One aplicando neurociência em pesquisas de comportamento.


Juli Finkler e Fran Hagemeister - fundadoras da 1quarto.cc, vão falar diretamente do SXSW, nos Estados Unidos, trazendo as novidades sobre como fazer ativações de marca para dentro da arte e da tecnologia aliado ao design emocional. O título da palestra será "O SXSW é apenas o ponto de partida. Acessamos ao infinito mundo da arte e tecnologia".


Alex Lima - empreendedor e Hunter do Projeto Transformação Criativa (@transcriativa), vai falar sobre o Brasil posicionar-se como centro da economia criativa mundial e transformar sua percepção de valor no mundo.


Algumas experiências já confirmadas no festival prometem muita interação com o público e trazer temas importantes como arte produzida por computador e arte produzida apenas por mulheres.


Mostra "Mulheres na Fábrica" - Integra o projeto cultural do Tech Art Festival e as comemorações de aniversário do Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS, apresentando exclusivamente obras de artistas mulheres do seu acervo. A partir do grupo de pesquisa Mulheres nos Acervos, coordenada pelas pesquisadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, o MACRS renova sua parceria com a Fábrica do Futuro, através do projeto FUTUROTECA, com exposição permanente da coleção do Museu. A temática também estará em diálogo com a 12ª Bienal do Mercosul, com inauguração prevista para abril, cujo projeto curatorial abordará temas do universo feminino.


Mostra "Eat Art" - exposição artística que comprovará na prática a sintonia entre alimentação e criatividade, representada em uma mostra com telas e ingredientes do nosso dia a dia.


IN4RT VR Experience - Uma experiência imersiva utilizando um óculos de realidade virtual, que levará os participantes a uma viagem para dentro de um trabalho artístico.


Extentio - Software que simula um processo de desenho de observação, utilizando Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Visão Computacional para observar, traçar e analisar. Cada desenho produzido é único, e a máquina reflete intenções de seu criador, que por sua vez é influenciado pelas surpresas que ela traz.


SERVIÇO
O que: 2ᵃ edição do Tech Art Festival
Quando: 21 de março (sábado)
Onde: Fábrica do Futuro (Câncio Gomes, 609 – Floresta) - Porto Alegre/RS
Horário: 11h às 20h
Ingressos: LOTE 1 - R$180,00 / [MEIA ENTRADA] - R$90,00
Compras pelo site:techartfestival.com.br/



Sobre a Fábrica do Futuro
Inaugurada em março de 2019, a Fábrica do Futuro é um ecossistema que está colocando Porto Alegre no mapa da inovação mundial por meio da tecnologia, arte, cultura e educação. Um conceito de habitat para empreendedores, startups, scaleups, estudantes, artistas e investidores. Sediada na antiga fábrica de enfeites Natalinos Wanda Hauck, fundada em 1942, a instalação se transformou e hoje é um complexo de 3000m², que conta com espaço de coworking de 100 posições; salas privativas para scaleups; auditório; salas de aula; food corner, espaço digital, zona criativa, kids space e espaço Zen, e muito mais que está sendo construído. Sedia ainda o Audio Porto, eleito melhor estúdio de Gravação e Mixagem do Brasil no Prêmio Profissionais da Música 2018.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes