Senai Mecatrônica recebe robô de solda mais veloz do mundo da Powermig para formação de mão de obra especializada

Economiaenegocios Notícias 08 Dezembro / 2014 Segunda-feira por Gramadosite

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de mão de obra especializada e em sintonia com o que há de mais avançado em tecnologia industrial no Brasil e no mundo, a Powermig, de Caxias do Sul (RS), entregou um sistema robotizado ao Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica. A escola de formação profissional recebeu um robô de solda Panasonic TM 1400, considerado o mais veloz e avançado no mundo na função. A assinatura do termo de cooperação tecnológica aconteceu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, às 19h30min, na sede do Senai Mecatrônica, em Caxias do Sul, reunindo gerentes e diretores do Senai de todo o Rio Grande do Sul e a Powermig, representada pelo gerente comercial Marcelo Leal.

A partir da parceria firmada entre a Powermig – empresa com quase uma década de mercado, distribuidora para toda a América do Sul de robôs de solda e manipulação da marca Panasonic – e o Senai, novos cursos na área de robótica serão incorporados à entidade e oferecidos a partir de 2015. Os alunos poderão qualificar-se para atuar no mercado de trabalho com um equipamento que possui tecnologia de ponta e diferenciais tecnológicos exclusivos na robótica industrial.

Agregando tecnologia ao arsenal de maquinário do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, a Powermig está contribuindo para a formação de profissionais atualizados em relação ao que há de mais moderno. Para os alunos que tiverem a oportunidade de aprender a operar o robô, um mercado promissor os espera. Com aplicação em diversos segmentos, como implementos rodoviários, automobilístico, metalurgia em geral e moveleiro, o robô já está presente em mais de 20 empresas de Caxias do Sul e da região. No país, são mais de 200 robôs desse modelo instalados, em 105 clientes da Powermig, localizados em 13 estados brasileiros. “O futuro das indústrias é a robótica e o setor demandará muitos profissionais qualificados para a operação desses equipamentos. Por isso a nossa parceria com o Senai”, destaca o diretor executivo da empresa, Juarez Fochesatto.

Sobre o robô de solda TM 1400

Combinando benefícios já existentes dos sistemas TA e TB da Panasonic, o robô de solda TM 1400 possui um novo mecanismo que permite que a tocha seja utilizada tanto interna como externamente, conforme a necessidade de aplicação. Devido à alta velocidade empregada em cada um dos seis eixos, o modelo é considerado atualmente o robô de solda mais veloz do mundo.

Equipado com o Sistema TAWERS, que integra totalmente a fonte de solda e o controlador, o TM 1400 possui ainda o Sistema Weld Navigation, que permite fácil parametrização de soldagem. As duas tecnologias são exclusividade da Panasonic para o mercado mundial.

Sobre a Powermig

Presente no mercado caxiense há quase 10 anos, a Powermig Robótica e Automação está consolidada nacionalmente como a empresa que oferece a maior gama de células robotizadas de alta performance fabricadas no Brasil. A empresa é distribuidora para todo o mercado da América do Sul dos robôs de solda e manipulação da Panasonic, que possuem tecnologias inovadoras e exclusivas no segmento.

A experiência de mais de 15 anos dos profissionais envolvidos, aliada à qualificação contínua, foram fatores determinantes para o expressivo crescimento e visibilidade da marca. Ciente da importância dos avanços tecnológicos desse mercado, a empresa está constantemente agregando valor aos seus produtos e serviços através da participação ativa em feiras e eventos nacionais e internacionais.

Preocupada com o meio ambiente, a Powermig utiliza práticas sustentáveis e potencializa ações com o uso da ferramenta 8’S, que monitora a correta separação e descarte do lixo, além da atividade Clean Up Day, já incorporada ao calendário da empresa. Na área social, a empresa participa e é apoiadora do Projeto Pescar, que promove a formação profissional e cidadã de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes