Fundo Volta Por Cima e Me Poupe! firmam parceria em prol de empreendedores de impacto com atuação em periferias

Economiaenegocios Notícias 26 Agosto / 2020 Quarta-feira por Gramadosite

O fundo Volta Por Cima acaba de firmar uma parceria com a Me Poupe!, maior plataforma de entretenimento financeiro do mundo. Juntos, vão apoiar 55 negócios de impacto social que atuam em periferias do país – ou com públicos vulneráveis – por meio da iniciativa SOS Me Poupe!. A proposta é auxiliar os empreendedores de impacto afetados pela crise econômica a manterem os negócios ativos, garantindo empregos e geração de renda. Com a ação, o time de especialistas do portal de Nathalia Arcuri irá disponibilizar conteúdos qualificados sobre educação e gestão financeira aos empreendedores selecionados, que terão, ainda, acesso a uma “vitrine virtual”, que impacta a audiência da Me Poupe! – são 15 milhões de pessoas mensalmente.

Os empreendedores selecionados pela Artemisia para a iniciativa receberam, recentemente, um aporte financeiro de R$ 15 mil do Volta por Cima – fundo criado para apoiar a sobrevivência de negócios de impacto social frente à crise do novo coronavírus. Liderado pela Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) – resultado da parceria entre A Banca, Artemisia e FGVcenn – e o Banco Pérola, a iniciativa concedeu crédito com juro zero e, agora, passa a acompanhar os 55 negócios de impacto beneficiados com a ação. Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, a gestão financeira é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores no Brasil e é, também, um dos pilares para o negócio prosperar. “O empreendedor que tem dificuldade com o controle do fluxo de caixa, precificação de produtos e serviços, monitoramento de despesas e investimento pode, por exemplo, comprometer o desempenho e sobrevivência do negócio. Por isso, acreditamos que tão importante quanto investir recursos nesses negócios, é dar suporte para que façam o melhor uso desse aporte. É nesse contexto que se insere a parceria com a Me Poupe!”, afirma.

“A pandemia afetou de forma bruta os pequenos e microempreendedores, que não sabiam para onde correr ou o que fazer para lidar com essa situação. Muitos não faziam ideia de como digitalizar o próprio negócio. Do outro lado, também vimos muitas pessoas sendo demitidas e precisando procurar uma nova fonte de renda. Por isso, desenvolvemos o SOS Me Poupe! – em um período bem curto – para ajudar esses profissionais a continuarem tendo renda e mantendo suas empresas ou começando o próprio negócio. Já são mais de 27 mil empresas que estão na nossa vitrine do SOS e também recebendo conteúdos exclusivos”, diz Nathalia Arcuri, CEO da Me Poupe!

Fundo Volta por Cima

Com foco na concessão de empréstimos a juro zero para cobrir despesas essenciais de negócios de impacto com forte atuação nas periferias – ou que beneficiam públicos vulneráveis – o fundo emergencial Volta por Cima contou com doações de pessoas físicas e jurídicas para viabilizar a iniciativa. Neste primeiro momento, a concessão foi restrita a negócios do portfólio de acelerados da ANIP e da Artemisia, alinhados aos critérios de seleção. O fundo foi acolhido pelo Banco Pérola, OSCIP de crédito habilitada pelo Ministério da Justiça para conceder empréstimos. A Artemisia, organização pioneira no Brasil no apoio a negócios de impacto social, conduziu a chamada para os potenciais beneficiários que integram os portfólios. O Volta por Cima conduziu aportes com apoio de doações feitas pela Potencia Ventures, Fundação ARYMAX, Instituto Humanize, Fundação Tide Setubal, Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), Gerdau, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto C&A, Fundação Telefônica Vivo, B3 Social e INSEAD Alumni Association Brazil. Para saber mais, acesse:https://impactosocial.artemisia.org.br/fundovoltaporcima

ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo.www.artemisia.org.br

ME POUPE! | Maior plataforma de entretenimento financeiro do Brasil, comandada pela especialista em finanças pessoais Nathalia Arcuri, a Me Poupe! impacta diretamente mais de 15 milhões de pessoas por mês. Está entre as 100 marcas mais lembradas durante a pandemia. Além dos conteúdo nas plataformas digitais, a Me Poupe! conta com o podcast “Poupecast”; o programa Me Poupe 89!, na Rádio Rock; o livro best-seller “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso"; e o curso Jornada da Desfudência, atualmente em sua 5ª edição.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes