Conferência da Cultura promoveu debate sobre turismo cultural

Cultura Notícias 10 Fevereiro / 2013 Domingo por Gramadosite

A 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no sábado, 2 de fevereiro, cumpriu sua função de espaço para debate de ideias referentes a cultura de Nova Petrópolis. O evento, que começou às 14h, reuniu aproximadamente 250 pessoas, sendo que 106 entidades culturais se fizeram presentes. O evento contou com a palestra “Turismo cultural, identidade local”, da Historiadora e Gestora Cultural Cristina Seibert Schneider, e houve a escolha de 20 delegados culturais que estão aptos a representar a cidade nas Conferências Estadual e/ou nacional de Cultura.

O Prefeito Régis Luiz Hahn esteve ao lado de João Pontes, Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural, representante da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, na abertura da conferência. A Secretária da Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer e a Diretora do Departamento de Cultura, Carla Ferreira, juntamente com o Presidente Municipal do Conselho de Cultura, Fábio Guaragni, apresentaram o evento.

Para o Prefeito Régis, Nova Petrópolis é um espaço onde muitas e diferentes culturas se encontram, “A nossa missão, enquanto administração municipal, é fornecer todo o apoio e trabalhar ao lado das entidades para preservar toda essa riqueza cultural que possuímos”, disse. Segundo João Pontes, representante da SEDAC no encontro, a conferência já é um exemplo desse trabalho de integração, “Eventos como esse já demonstram um trabalho voltado para a evolução do setor cultural. Reunir entidades e poder público para debater é um excelente caminho”, destacou.

A palestra da Historiadora Cristina Seibert Schneider abriu espaço para uma troca de ideias. A exibição do curta sobre o restauro do Sobrado Weber de Tupandi, produzido Ivanir Mogotto, ganhador do Curtas RBS, foi um dos motivos para que tivesse início um debate sobre qual seria a melhor forma de unir cultura e turismo. “Não há uma fórmula pronta sobre a melhor forma de se fazer o turismo cultural. O que existe são ideias para que possa se fazer turismo sem que se perca a identidade cultural”, respondeu Cristina.

O tema abordado na palestra foi pertinente para a Secretária da Educação, Cíntia Reisdoerfer, “A simples manifestação dos presentes já demonstrou quão instigante foi o assunto tratado. Temos que levantar essa e outras questões para sabermos o que todos pensam, e para que nos ajudem com soluções e ideias”, apontou. A professora Sílvia Drumm Kich, de 39 anos, moradora de Nova Petrópolis, aprova a iniciativa de realizar a conferência, “Estamos aqui organizando ideias. A conferência é um incentivo a todos que gostam e que fazem cultura. É uma oportunidade para todo mundo se unir em prol da cultura”, declarou.

Ao final da 3ª Conferência Municipal da Cultura, os representantes das entidades presentes, bem como o público que acompanhou o evento, foram convidados a assinar ata de confirmação de presença. Conheça os 20 delegados culturais de Nova Petrópolis:

DELEGADOS CULTURAIS*

01 – Severino Seger
02 – Eloísa Kny
03 – Cristina Magalhães
04 – Débora Wissmann Ronconi
05 – Nestor Jose Grings
06 – Paulo Roberto Staudt
07 – Andréia Hillebrand
08 – Rodrigo José dos Santos
09 – Magdalena Beatriz Hillebrand
10 – Carla Cristiane Ferreira
11 – Fábio Rodrigo Guaragni
12 – Gladis Krauspenhar
13 – Nilva Nair Feix
14 – Lucas da Costa
15 – Antonio Thiele
16 – Diego Herbert
17 – Fernando Neumann
18 – Rose Dagmar Krausnpenhar
19 – Jovana Pauletti
20 – Vanessa Jennifer Zeni

*A ordem dos nomes segue o registro de apresentação durante a conferência

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes