Tango e Ballet Clássico na abertura do Bento em Dança

Cultura Notícias 06 Outubro / 2014 Segunda-feira por Gramadosite

O Bento em Dança deu a largada para oito dias de evento, onde os mais vários gêneros da dança se comungam entre si. Na noite de abertura, que contou com a presença do Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o Secretário de Turismo, Gilberto Durante, e de autoridades locais, contou também com duas apresentações, uma de Ballet Clássico (Brasil) e um musical de Tango (Uruguai).

A presidente do evento, Erci Grapiglia, subiu ao palco ao lado do Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, para dar boas vindas ao público, que a cada pirueta vibravam com intensas palmas. Erci apontou “trabalhamos um ano inteiro para que todos vocês tenham um excelente Festival, esperamos que gostem e que possam mostrar a beleza da dança e a importância dela no contexto cultural do nosso país”. Já Pasin, quebrou o protocolo pedindo que aplaudisse a presidente do evento que, por 22 anos consecutivos, trabalha a favor da cultura local, regional, estadual, nacional e internacional, pois no palco do Bento em Dança já passaram milhares de bailarinos oriundos dos mais diversos lugares do mundo.

Bem antes de começar a noite de abertura, o público começou a chegar buscando o melhor local no auditório, que recebeu aproximadamente 2 mil pessoas para assistir a apresentação do casal de bailarinos, Cícero Gomes, 1º solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e Karen Mesquita, que subiram ao palco do Bento em Dança pela terceira vez. Este ano eles apresentaram a Diana e Acteon, com a coreografia de Agrippina Vaganova e música de Pugni. Este pas-de-Deux é uma lenda grega em todos os sentidos. Algumas versões sobre sua origem dizem que ele foi coreografada por Marius Petipa, e fazia parte originalmente de sua remontagem do ballet La Esmeralda de Jules Perrot. Em 1931, Agrippina Vaganova recoreografou a peça nos moldes apresentado na abertura do Bento em Dança.

 
A segunda apresentação foi “Tierra de Tango”, com duração de 40 minutos, um espetáculo coreográfico e musical que reúne dança, música e imagens com projeção de vídeos, possuindo um fio condutor através de um narrador, buscando uma harmonia entre a realidade e a fantasia. A essência deste espetáculo é mostrar e recriar o tango, que é, sem dúvida, a expressão artística que nos dá uma identidade cultural com o resultado de diferentes manifestações artísticas sociais, que é a "arte gaúcha", diz Maria Inés Camou diretora do espetáculo, bailarina, coreógrafa, docente del Ballet Nacional del Sodre Y Directora de Montevideo Ballet Studio.

 
O espetáculo baseia-se em suas raízes afro-uruguaios, no que foi o primeiro tango dançado, "tango Canyengue", uma palavra que pode ser o produto de o nome de duas danças africanas.  O show visa revalorizar o tango de Montevidéu.

           
Subiu ao palco a Cia Tangoballet,  apresentando um espetáculo único que contou com a música que tem o arranjo e composição para o mesmo fim, por Gerardo Moreira, para a faixa de recreação do tango tradicional ao contemporâneo.

Programação Oficial Bento em Dança 2014:

04/10
A partir das 14h - Batalhas das Danças Urbanas - Via Del Vinho*

05/10
A partir das 14h - Batalhas das Danças Urbanas - Pavilhões da Fenavinho.*

04, 05 e 06/10
A partir das 7h - Ensaio dos concorrentes*
Das 08h30 às 16h – Oficinas**
Das 16h30 às 17h30 – Mostra Aberta no Shopping Bento*
Das 
19h30 - Concurso dos inscritos nos gêneros: Dança Moderno-Contemporânea, Jazz, Livre e Dança de Rua.***

Dia 07/10
A partir das 7h - Ensaio dos concorrentes*
Das 08h30 às 16h – Oficinas**
Das 16h30 às 17h30 – Mostra Aberta no Shopping Bento*
19h30 - Concurso dos inscritos nos gêneros: Jazz, Livre e Dança de Rua Ballet Clássico e Ballet Clássico de Repertorio. ***

Dia 08 e 09/10
A partir das 7h - Ensaio dos concorrentes*
Das 8h30 às 16h – Oficinas **
Das 14h as 15h- Premiação da Fase A*
Das 16h30 às 17h30 – Mostra Aberta no Shopping Bento*
Das 19h30 - Concurso dos inscritos nos gêneros: Ballet Clássico e Ballet Clássico de Repertorio.***

Dia 11/10
Das 14h às 15h – Premiação das noites 07,08,09 e 10. *
20h – Espetáculo de Encerramento – “Noite dos Campeões”.***


OBS: A Organização do Festival reserva-se o direito de realizar quaisquer mudanças nos dias de apresentações, caso seja necessário e indispensável para o melhor funcionamento do evento.

Serviço:
A entrada nos Pavilhões e o estacionamento são gratuitos
Para todas as noites, inclusive a noite de Encerramento, o valor do ingresso é R$ 10,00. Idosos e estudantes mediante apresentação de documentos, pagam R$ 5,00.

* Apresentações gratuitas
** Apresentações mediante inscrições
*** Compra de ingresso, nos pavilhão E da Fenavinho -

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes