Líderes globais indicam os 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

Cultura Eventos 02 Outubro / 2020 Sexta-feira por Gramadosite

Entre os dias 2 e 4 de outubro, acontece a edição 2020 do MostInfluential People ofAfricaDescent-MIPAD- prêmio que homenageia as 100 personalidades negras mais influentes do mundo.Realizado desde 2017 em Nova York, o MIPAD sempre ocorre após a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, mas esta edição, devido à pandemia do COVID19, será totalmente online.

Para representar o Brasil na premiação, que conta com a participação de diversos líderes mundiais, foi convidada a cantora Leci Brandão. A iniciativa de convidar Leci partiu da empresária Nina Silva, ContryDirector MIPAD e CEO do Movimento Black Money, e contou com a oN! Hub Cultural, fundada pela empresária Tania Regina para gerar essa conexão.

OMIPAD, que tem como objetivo homenagear artistas e cidadãos que se posicionam contra o racismo e lutam a favor do direito dos negros, conta com quatro categorias: Política e Governança, Negócios e Empreendedorismo, Mídia e Cultura e Empreendimentos Humanitários. Diversas personalidades mundiais já conquistaram esse reconhecimento -que tem com o apoio da ONU- entre eles estão nomes como o piloto Lewis Hamilton, o corredor Usain Bolt, as cantoras Beyoncé e Rihanna, o jogador de basquete Lebron James, a tenista Serena Williams, o jogador de futebol Paul Pogba, ChadwickBoseman (o Pantera Negra) e o casal brasileiro Taís Araújo e Lázaro Ramos.



MIPAD 2020

O MIPAD (MostInfluential People AfricanDescent) é uma iniciativa da sociedade civil global em apoio à Década Internacional das Nações Unidas para pessoas de ascendência africana, com foco no reconhecimento. A lista, publicada desde 2017, é composta por 100 personalidades que se destacam entre os empreendedores/realizadores de ascendência africana em todo o mundo. A premiação será realizada anualmente até 2024, quando se encerra a década afrodescendente, estabelecida pela Organização das Nações Unidas.



DÉCADA AFRODESCENDENTE


A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. Ao fazê-lo, a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos.

Cerca de 200 milhões de pessoas que se identificam como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.

Com o tema “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, a Década enfatiza a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.



LECI BRANDÃO

Leci Brandão é cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Está em seu terceiro mandato de deputada estadual, e atualmente, é Ouvidora Adjunta da ALESP, membro das comissões permanentes de Educação e Cultura, Defesa dos Direitos do Consumidor e Defesa dos Direitos das Mulheres. Leci é, ainda, coordenadora das Frentes Parlamentares para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; Privatizações e em Defesa do Patrimônio e dos Serviços Públicos de Qualidade. Como parlamentar, apresentou mais de 100 projetos e aprovou mais de 40 leis.


MOVIMENTO BLACK MONEY

Fundado pela empresária Nina Silva, o Movimento Black Money é um hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra na era digital junto a transformação do ecossistema empreendedor negro, com foco em comunicação, educação e geração de negócios pretos. Um dos nossos pilares de trabalho é a disseminação da filosofia de descrença dos poderes/intenção do Estado no sentido de justiça e equiparação racial, além da promoção do associativismo entre empreendedores negros e comunidade negra a fim de fortalecer o afroconsumo e impactar a qualidade de vida de todos nós negros dentro de uma visão Panafricanista.


oN! SAMBA ROCK HUB CULTURAL

A oN! é um HUB Cultural atua no mercado a mais de 15 anos, acompanhando as tendências de conexões passando de rede a hub. Hoje a oN! trabalha para viabilizar network e oportunidades de negócios através da arte e da inovação. Com a aceleração digital, por conta da pandemia, soma além do Brasil ações de impacto em mais de 12 países. Pelas ações do hub, a CEO da oN!, Tania Regina, foi eleita em 2019 na lista dos 30 empreendores de destaque em 2019, junto com RACHEL MAIA, MONIQUE EVELLE, NINA SILVA, ADRIANA FEIRA PRETA, EMICIDA, KONDIZILLA ENTRE OUTROS. Em uma votação que teve a curadoria de mais de 2 mil publicitários e criativos negros do Brasil. Realizado pelos coletivos Publicitários Negros e Coletivo GANA https://www.negrosbrasileiros.com.br/empreendedores



Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes