Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas abre inscrições para cursos de verão 2014

Cultura Notícias 19 Novembro / 2013 Terca-feira por Gramadosite

A Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas, contemplada pelo Petrobras Cultural na seleção de Manutenção de companhias de teatro, vai promover uma série de atividades culturais, voltadas para a formação de público, talentos e técnicos, além do estímulo à fruição da arte. Nesta primeira etapa do projeto patrocinado pela Petrobras serão realizados dois encontros de formação artística e técnica norteados pelo intenso convívio em regime de residência intensiva.

Durante as aulas será abordada a formação prático-teórica do ator do Teatro de Animação, integrando a sensibilização dos sentidos, o aperfeiçoamento criativo da mente e do corpo e o contato com a natureza, proporcionando uma vivência repleta de estímulos, emoções e significados aos participantes.

Os encontros, divididos em dois cursos, ocorrerão em janeiro de 2014, em meio ao exuberante cenário da Mata Atlântica, na Serra Gaúcha, com toda a infraestrutura para garantir o conforto dos participantes.


Curso 1 - "Desdobramentos do corpo: técnicas ilusionais para autonomia ficcional no objeto animado", com a companhia Caixa do Elefante, de 19 a 24 de janeiro de 2014. Ministrantes: Mário de Ballentti, Carolina Garcia e Paulo Balardim. Carga horária: 60h.

O curso destina-se aos estudantes e profissionais do teatro, performance e dança, objetivando a prática aprofundada de técnicas corporais do ator para a simulação de vida autônoma no objeto teatral animado, num trabalho de imersão artística.


Curso 2 - "Vivência no Teatro de Sombras", com a Cia Lumbra e Clube da Sombra, de 25 a 30 de janeiro de 2014. Ministrantes: Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella. Carga horária: 60h.

O curso é voltado aos estudantes, profissionais e técnicos do teatro, dança, performance, educação, cinema, iluminação e artes plásticas. O grupo propõe como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras.

Os cursos também contam com o apoio da CAL - Comissión para América Latina de la UNIMA (Union Internationale de la Marionnette).
Serão oferecidas 02 bolsas para os associados UNIMA em dia com suas obrigações.


A Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, em Porto Alegre/RS, é, hoje, uma das companhias de teatro de bonecos mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional brasileiro. Ao longo de sua trajetória tem acumulado uma vasta experiência na construção de diversos bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias de teatro e programas televisivos, além de colaborar, por meio de workshops e oficinas, com a formação de público e profissionais de teatro.


FORMA DE INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS
Seleção através de currículos e pedidos de inscrição nos cursos (via e-mail: caixadoelefante@gmail.com).

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 30 DE NOVEMBRO DE 2013.


RESULTADO DA SELEÇÃO (aceite) até: 05 DE DEZEMBRO DE 2013.


LOCAL DOS CURSOS: Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo - Morro Reuter/RS.


Mais informações no blog:cursodeverao.blogspot.com.br/

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes