Quando o uso de aparelho odontológico é recomendado?

Estilo Saúde E Beleza 30 Setembro / 2020 Quarta-feira por Gramadosite

"Não corrigir a posição dentária ou dento-esquelética pode ocasionar diversos problemas e até a perda de um dente", alerta a odontologista

Muito mais do que corrigir a posição dos dentes e gerar uma harmonia estética, os aparelhos ortodônticos podem ter a importante função de melhorar a mastigação, a fala, a qualidade da respiração, entre outras. E uma das maiores dúvidas que as pessoas possuem é: como saber que preciso usar aparelho? Para responder essa questão a ortodontista Geovanna Mofato listou 7 sinais que podem indicar a necessidade do uso do aparelho odontológico.



"O objetivo da ortodontia é prevenir, impedir ou corrigir o mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da face, promovendo um equilíbrio dental e/ou facial. Os motivos para usar aparelho dentário podem variar de acordo com a idade e necessidades da pessoa. Existem diversos sinais que indicam que é preciso usar aparelho ortodôntico, mas nem sempre eles são fáceis de perceber. Por isso, o ideal, além de comparecer periodicamente ao dentista, é buscar um ortodontista caso você desconfie que há algo errado. Mesmo que o profissional não seja especializado em ortodontia ele irá te encaminhar para algum de confiança", explica Geovanna.



A dentista alerta ainda para os malefícios do não uso do aparelho: "Corrigir a posição dentária dos dentes ou dento-esquelética em crianças, não se resume apenas em estética. Pode ocasionar diversos problemas e até a perda de um dente. Quando os dentes não estão em oclusão ideal, eles apresentam o que chamamos de contato prematuro. Esse contato, ao longo do tempo, ocasiona perda óssea, retração de gengiva, exposição da raiz do dentes, entre outros "



7 sinais de que você precisa usar aparelho:



1- Seus dentes inferiores estão à frente dos superiores;

2- Você sente fortes dores de cabeça com muita frequência;

3- Seus dentes superiores apresentam pontas irregulares ou desgastadas, porque tocam com as pontas dos debaixo constantemente;

4-Sente dificuldade na pronúncia de algumas palavras;

5- Apresenta dificuldade de mastigação;

6- Seus dentes acumulam muito tártaro (acúmulo de placa bacteriana na superfície dental) devido ao posicionamento e você sente dificuldade de usar fio dental;

7- Observa de perfil que seus lábios estão muito à frente do seu nariz e em fotos se sente meio dentuça;

Mais sobre Geovanna Mofato

A carioca de 36 anos, tem se destacado como um dos grandes nomes do segmento. Formada pela Universidade Gama Filho (RJ), com pós-graduação em Ortodontia no Instituto de Odontologia Multidisciplinar (IOM) e residência na Universidade de Michigan (EUA), Geovanna está sempre presente nos eventos de odontologia, tanto nacionais quanto internacionais. Desde 2013 frequenta todo ano o Congresso Americano de Odontologia. Se tornou Doctor Invisalign em 2016 e por quatro anos consecutivos, com intuito de se manter atualizada a respeito do que está acontecendo no setor, fez um curso avançado de Ortodontia na Universidade de Nova York.

A dentista é sucesso não só em sua área e com seus pacientes, mas também na web. Em seu perfil no Instagram já são mais de 30 mil pessoas acompanhando sua rotina pessoal e profissional: "Uso bastante as redes sociais para mostrar meu dia a dia e meu trabalho. Recebo inúmeras perguntas sobre os tratamentos. Sempre faço questão de responder as dúvidas, ou, dependendo do caso, explico a necessidade de uma consulta."

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes