PARABÉNS GRAMADO - São 59 anos de Emancipação Política do Município de Gramado. Teus filhos construíram um sonho no andar de tua história. Muitos filhos. Tanta gente a quem temos que agradecer. Por isto tua história é teu maior patrimônio, pois ela é feita de tanta gente trabalhadora e amorosa por ti.
“Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.” (George Orwell)
“Para desenhar e escrever, é só começar.” Fazer certo leva o mesmo tempo do fazer errado. Mas o fazer errado precisa ser refeito” (meus alunos conhecem bem esta frase).
Não confundam um historiador com um cronista urbano. O historiador vive de investigações sobre o que ocorre no dia a dia, como descrevem os cronistas urbanos. E nunca diga que uma pessoa sabe mais do que a outra pois todos temos dons e nossos saberes não podem ser medidos apenas por uma pessoa, e sim, por um colegiado. E lembre que as pessoas que lhe são disponíveis, não o são porque acreditam em tudo o [...]
Texto especial para a “Missa dos Imigrantes” realizada em 20 de maio de 1995, na Igreja Matriz São Pedro de Gramado, tendo como pároco e celebrante o padre Elói Sandi. Era a abertura oficial do Seminário sobre Imigração Italiana na Serra. Esta missa está gravada em vídeo e registra todas as participações e ritos que foram resgatados naquele dia. Imagens que o tempo merece preservar.
Este texto já era para ter saido na imprensa no final da Festa da Colônia. Mas não saiu. Não me perguntem por que... O certo é que eu precisava colocar estes pensamentos em convívio com a comunidade. Então, amigo que me acompanha em leituras, aí está um pouco da fé colonial e seus guardiões.
E que tal se a nossa Festa da Colônia possibilitasse a degustação de um bom “caldo”? Até o “brodo” vinha bem com este frio. Afinal, nem só de “ravióli” vive o nosso povo...
“Infelizmente a cultura sempre foi o patinho feio entre as atribuições das administrações públicas.” (Juarez José Cognato). Uma das melhores definições sobre a cultura que já me deparei nos últimos 30 anos.
O assunto é antigo e polêmico. Está na hora de reler esta história. Os vereadores agora devem ficar preocupados. Já estou preocupada, bem como a família Nicoletti, desde 2008. Meu papel na história local, sempre foi meio "cricri" e eu não me importo de ser chamada e de ser “cricri”. Até gosto disto.
Faz tempo que queria escrever esta lembrança, mas, sabem, nem sempre a gente sabe a hora certa de fazer alguma coisa. Então, é preciso esperar a hora certa chegar. Neste tempo muita gente que faz parte do relato já não está mais aqui entre nós, mas muitos ainda poderão lembrar e, como eu, prestar sua homenagem.
O Projeto atual de Identidade Cultural Açoriana do Governo Regional dos Açores, privilegia a açorianeidade e as raízes, a comunicação, os estudos acerca dos movimentos migratórios, a preservação desta identidade singular, especialmente nos países de acolhimento. Pelo Gabinete Regional das Comunidades Açorianas no mundo, com sede na Ilha do Fayal e também na Ilha Terceira, na Cidade Irmã de Angra do Heroísmo [...]
Pesquisar, para mim hoje, é um trabalho. E tenho muito orgulho dele.
Para esquecer é preciso lembrar bem. Nossa versão no espelho está sempre contrária ao que somos na realidade. Por que então termos preconceitos com nossa versão histórica? Comecem a reciclagem por vocês mesmos.
A convite da Presidência da Câmara de Vereadores de Gramado, desenvolvi este e outro texto mais completo para fazerem parte das homenagens a Elisabeth Rosenfeld na reinauguração do Tetro Elisabeth Rosenfeld no atual prédio da Câmara. Obrigada pela confiança.
18 de maio - DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Creio desnecessária a minha apresentação como gramadense nata e pessoa voltada para a Preservação de nossa Identidade Cultural, de nosso Patrimônio Histórico e de nossos espaços de memória social. Portanto, direciono ao que vim referir. Esta manifestação é pessoal e fazem muitos anos que registro meus pensamentos publicamente. Vou falar de leis, pois elas existem, [...]
QUANDO “HD” significava apenas as iniciais de Hugo Daros. Nosso Arquivo Histórico Particular Hugo Daros nunca deu lucro. Viveu sempre dos amigos, das empresas confiantes na história e de empresários que, de alguma forma, poderiam ajudar, com seus produtos, a fomentar as ações culturais que fomos criando. Contou com a confiança de parceria com o poder público por muitos anos, em maior ou menor escala. E [...]
Luiz Antônio de Assis Brasil, hoje, é o Secretário da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Um amigo que o tempo me presenteou. Nos anos 60, quando cursei a Faculdade de Artes pela UFRGS, morávamos na mesma rua, na Fernando Machado, em Porto Alegre dos casais, em prédios vizinhos, e muitas vezes, cruzamos e conversamos até. Nestes caminhos do cotidiano, a gente nunca sabe o que vai acontecer, por isto, [...]
Aproximadamente 132 anos em Gramado. Lusos ou luso-brasileiros. Luso-açorianos ou Portugueses. Descendentes, com certeza.