Em dias normais, um lindo parque com um lago ladeado pela vegetação e embelezado por uma pequena ilha no centro.
Em dias de Natal Luz, um inusitado palco para concertos líricos e espetáculos cheios de efeitos especiais.
Idealizado por Leopoldo Rosenfeld, o Lago tem 17 mil m², num espaço cercado de araucárias com mais de 70 anos, a beleza do Lago Joaquina Rita Bier é uma das primeiras visões de quem chega a Gramado pela RS 115, pois pode ser contemplado à esquerda da estrada.
Ainda mais depois da recente remodelação da encosta do parque. Uma espécie de mirante foi construída à beira da rua, deixando a vista mais limpa, com bancos para descanso e nova iluminação pública, tudo com o requinte característico de Gramado.
No período do Natal Luz, o Lago Joaquina Rita Bier se transforma num palco e o parque recebe arquibancadas e camarotes no seu entorno para que o público possa conferir todos os detalhes do Nativitaten.
Balsas são colocadas dentro do lago. Nelas, os cantores líricos interpretam as canções natalinas que emocionam os espectadores. Efeitos de som, luzes, fogo, fogos de artifício e águas dançantes completam o show.
Durante o ano todo, o Lago Joaquina Rita Bier é freqüentado por gramadenses e turistas que aproveitam a beleza do local para fazer caminhadas ou praticar exercícios físicos.
Também há os que preferem o local para se refugiar à sombra de algum cipreste para tomar um chimarrão, jogar conversa fora, namorar ou apenas relaxar um pouco. Os bancos espalhados às margens do lago e na ilha também convidam para uma “lagarteada”.
Aproveite e estenda a caminhada no bairro Planalto, pelas redondezas do Lago, cujo nome é uma homenagem a uma das primeiras colonizadoras alemãs que fixou residência em Gramado. Saia mais cedo e desfrute dessa rota. Se puder ou preferir, vá de bicicleta!
O bairro Planalto tem belíssimas residências tanto de veraneio como de moradia, com arquitetura de muito bom gosto e jardins decorados por um paisagismo sem par. As próprias ruas são cuidadosamente emolduradas por plátanos e hortênsias, que se revezam a cada estação causando efeitos visuais encantadores. Sem contar os sons da natureza que podem ser contemplados percorrendo esse refúgio...