Reciclar é pensar no futuro do planeta

Noticias Meio Ambiente 03 Março / 2016 Quinta-feira por Gramadosite

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico, ou seja, o lixo molhado do lixo seco.
A empresa responsável pelo recolhimento de lixo orgânico e seletivo na cidade de Gramado é a Geral Transportes. A empresa solicita aos moradores do município que a coleta seja respeitada e que, por exemplo, o lixo seletivo seja depositado nos contêineres apenas durante a tarde, que é quando é feito o recolhimento desse tipo de resíduos.
“A separação do lixo estimula a consciência ambiental da população e das empresas, que passam a ter um comportamento responsável em relação ao meio ambiente. O nosso intuito é despertar assim o interesse cada vez maior da sociedade pela reciclagem”, comenta Márcio Coracini, Secretário de Meio Ambiente de Gramado.
Para buscar a conscientização da comunidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e a Geral deram início a uma campanha de distribuição de materiais impressos e realização de palestras em escolas no ano passado. A ideia foi, e continua sendo, demonstrar a importância da separação dos resíduos.


Segue abaixo os horários das coletas domiciliares, fique atento:

Lixo Orgânico
- Segunda a Sábado pela manhã
Centro, Avenida das Hortênsias, Floresta, Piratini, Loteamento Monte Verde.

- Segunda, Quarta e Sexta-feira pela manhã
Morro dos Cabritos, Prinstrop, Bavária, Planalto, Ipê Amarelo, Tirol, Lago Negro, Vale das Colinas, Koetz, Dutra, Moura, Mato Queimado, Lagos de Gramado, Bosque, Avenida Central, Jardim Bela Vista, Loteamente São Miguel, Belvedere, Vila Suiça, Carniel e Vivendas do Arvoredo.

- Terça, Quinta e Sábado pela manhã
Vale do Bosque, Pórtico I e II, Casagrande, Carazal, Vale dos Pinheiros, Aspen, Várzea Grande, Vila do Sol, Altos da Viação Férrea, Três Pinheiros, Vila Jardim e RS 115.

Lixo Seletivo
- Diário pela manhã, tarde e noite
Centro e Avenida das Hortênsias.

- Segunda, Quarta e Sexta-feira pela tarde
Vila Suíça, Floresta e Vale do Quilombo.

- Terça, Quinta e Sábado pela tarde
Vale do Bosque e Piratini.

- Segunda e Quinta-feira pela tarde
Várzea Grande, Vila do Sol e Altos da Viação Férrea.

- Terça e Sexta-feira pela tarde
Aspen, Casagrande, Pórtico I e II, Prinstrop, Planalto, Três Pinheiros, Vila Jardim, Ipê Amarelo, Tirol, Bavária e Vale das Colinas.

- Quarta-feira e Sábado pela tarde
Carniel, Avenida Central, Dutra, Moura, Mato Queimado, Lagos de Gramado e Vivendas do Arvoredo.

- Segunda-feira pela manhã
Linha Ávila Baixa, Linha Araripe, Linha Ávila Alta, Carazal, Vale dos Pinheiros, Campestre do Tigre e Marcondes.

- Terça-feira pela manhã
Linha 15, Arroio Forquilha, Furna, Pedra Branca, Linha Nova, Linha São Roque e Linha Bonita.

- Quarta-feira pela manhã
Linha 28, Carahá, Moleque, Moreira, Santíssima Trindade, Caboclo e Quilombo.

- Quinta-feira pela manhã
Belvedere, Serra Grande e Renânia.

- Sexta-feira pela manhã
Tapera Italiana e Tapera Alemã.

O início da coleta ocorre às 7 horas no período da manhã, às 13h30min no período da tarde e às 19 horas no período da noite.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes