Política Nacional de Resíduos Sólidos altera tratamento do lixo eletrônico

Noticias Meio Ambiente 20 Novembro / 2013 Quarta-feira por Gramadosite

A tecnologia renova a linha de computadores, celulares e impressoras de forma cada vez mais rápida. Enquanto novos aparelhos são adquiridos, os antigos equipamentos são descartados sem a devida preocupação ambiental. Estima-se que as principais cidades do Brasil produzam 150 mil toneladas de lixo por dia, sendo que grande parte é direcionada aos lixões.

Este quadro motivou a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei n° 12.305) no Congresso Nacional, ainda no ano de 2010. As determinações são aplicadas gradualmente, por exemplo, os lixões devem ser extintos do país até agosto de 2014. A nova legislação enfatiza em seu conteúdo a redução, a reutilização e o reaproveitamento de cada material.

DESCARTE DE IMPRESSORAS

O descarte de toners e impressoras é uma preocupação histórica da Print One Inform ática. Desde 2008, a empresa caxiense atua com a licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O certificado garante a destinação correta dos resíduos gerados pela Print One, que encaminha o lixo eletrônico contaminado para o Aterro Industrial de Nova Santa Rita/RS.

A prestadora de serviços adota como filosofia a responsabilidade ecológica. Em função disso, opta pela utilização de produtos remanufaturados em seus processos. "Reciclar cartuchos e toners de impressoras é extremamente útil e ecologicamente saudável para o meio ambiente", justifica o proprietário da marca, Cristian Lovato.

A Print One também atua no segmento de Outsorcing de Impressão, que consiste na locação de equipamentos avaliando a necessidade de cada empresa. O serviço possibilita que o cliente evite o investimento financeiro para compra do equipamento e também a depreciação do produto ao longo de sua utilização. No Outsorcing, a Print One responsabiliza-se pelos resíduos gerados no serviço, com a manutenção e suporte que o cliente necessita.

A MARCA

A Print One presta serviços na área de informática desde julho de 2008. A empresa foi fundada por técnicos oriundo s de assistências autorizadas da HP e Lexmark, entre outras fabricantes. Nestes cinco anos de trajetória, a marca especializou-se em soluções de impressão para empresas, destacando-se na locação de equipamentos de grande porte.


Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes