Programa Água Brasil promove ações em bacias e concurso cultural durante mês de junho

Noticias Meio Ambiente 06 Junho / 2013 Quinta-feira por Gramadosite

Celebrado internacionalmente em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente chama atenção para diversas causas urgentes e, principalmente, para a necessidade de ação por parte de órgãos públicos, empresas, organizações não governamentais e sociedade. Conscientes de seu papel nesse cenário, o Banco do Brasil, o WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolvem, juntos, o Programa Água Brasil desde 2010, uma iniciativa para conservação de água com projetos socioambientais em todos os biomas e nas cinco regiões do país.

O Água Brasil programou diversas ações para o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma delas será o primeiro pagamento por serviços ambientais (PSA) a produtores rurais por meio de cartão do Banco do Brasil. A ação acontece nesta quinta-feira (dia 6) na bacia do Guariroba, na cidade de Campo Grande (MS). Os produtores estão inscritos no Programa Manancial Vivo e receberão o PSA por terem adotado melhores práticas para restauração florestal e conservação da água. Será feita ainda a apresentação das linhas de crédito do banco.
Já na bacia do Peruaçu, em Itacarambi, no extremo Norte de Minas Gerais, acontece o I Festival de Sementes no próximo dia 12/6. Na oportunidade, técnicos do Programa Água Brasil vão dar inicio ao projeto de coleta de sementes com três escolas da região, para disseminação da prática e possibilitar o plantio de diversas espécies nativas para os projetos de restauração florestal. Enquanto que na bacia do Pipiripau, em Planaltina (DF), será lançado o Programa Produtor de Água no dia 22. Durante o evento, os produtores locais irão conhecer experiência de outros produtores sobre as possibilidades de se produzir preservando os recursos hídricos, a flora e a fauna. O grande objetivo é fazer com que os agricultores se tornem Produtores de Água. Mas não para por aí. No Acre, na microbacia do Igarapé do Santa Rosa, na cidade de Xapuri, começa a implementação de Unidades Demonstrativas para restauração florestal, que irão definir as melhores práticas agrícolas para a região.

“O objetivo do Água Brasil é promover a inovação no campo e nas cidades por meio de boas práticas de recuperação e conservação ambiental, inclusão e promoção social e benefícios econômicos, capazes de promoverem grandes transformações, inclusive, na vida das pessoas. Além disso, o Dia do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para informar e mobilizar a sociedade brasileira sobre o seu protagonismo na defesa do meio ambiente, que pode ser também por meio do consumo consciente - um dos objetivos do Água Brasil”, explica Samuel Barrêto, do WWF-Brasil, coordenador do Programa.

Rodrigo Nogueira, gerente geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, explica o posicionamento da instituição: “O Banco do Brasil tem um papel fundamental nesse processo, quer seja pela nossa atuação a favor do desenvolvimento sustentável, quer seja pela promoção do engajamento de funcionários e clientes na busca de soluções conjuntas para desenvolver práticas inovadoras na agricultura, no consumo responsável e no tratamento adequado dos resíduos sólidos”.

Concurso Cultural
Para lembrar que todo dia deve ser dia do meio ambiente, o Água Brasil lançou um concurso cultural para saber o que as pessoas estão fazendo para cuidar da natureza. Serão cinco premiados. A melhor resposta vai ganhar uma carta de crédito quitada do consórcio de bicicleta elétrica, oferecida pela BB Consórcios. Já a segunda, uma câmera fotográfica à prova d’água. Para os demais, será dado um kit do Água Brasil (mochila, moringa, bolsa térmica, caneca, lápis e marcador de livro). Para participar, muito simples, basta acessar a página do Facebook do Banco do Brasil e responder: “O que você faz para que todo dia seja Dia do Meio Ambiente?”.

Participe:https://www.facebook.com/bancodobrasil

Para saber mais sobre o Água Brasil, acesse o blog de notícias:www.blogaguabrasil.org.br ou o hotsite www.bb.com.br/aguabrasil e saiba como você também pode cuidar melhor da nossa água.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes