União de culturas marca primeira edição do Guri Convida do ano

Estilo Estilo Na Cozinha 02 Março / 2020 Segunda-feira por Gramadosite

A união da forma de preparo da cozinha gaúcha, no forno a lenha e na parrilla, com a gastronomia baiana, será a atração da primeira edição do projeto Guri Convida de 2020. No dia 21 de março, Enio Valli, chef do restaurante localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, preparará um menu a seis mãos com Fabrício Lemos e a chef pâtissière Lisiane Arouca, baianos reconhecidos no Brasil e no exterior pelo trabalho que realizam nos restaurantes Origem, Ori e Mini Bar Gem, em Salvador (BA).

Intitulado Cozinha Baiana no Fogo, o menu degustação terá seis passos harmonizados com vinhos e espumantes gaúchos. A partir das 19h30min, os chefs receberão o público no GURI Restaurante (Linha 15 da Graciema, 676 - Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves, para apresentar o tempero marcante da culinária baiana com a forma mais tradicional de cocção gaúcha. As vagas são limitadas. O custo por pessoa é de R$ 350 (harmonizado, inclui os vinhos e espumantes). Assim como nas três edições anteriores do projeto Guri Convida, a sequência será surpresa e os participantes conhecerão os pratos somente no momento do jantar.

“Umas das maiores riquezas da cultura brasileira está na diversidade e na gastronomia. Esses aspectos estão muito ligados à união e troca de experiências entre os povos. Esse é um dos motivos que nos levaram a convidar os baianos para cozinharem conosco. Sempre aprendemos com outras culturas, provamos novos sabores, temperos diferentes, mas mantendo a essência da cozinha de fogos, que é a marca registra do Guri”, diz o chef Enio Valli.

As reservas podem ser feitas pelo site gurirestaurante.com.br, no link https://guri.meitre.com/

Sobre os convidados
Natural de Salvador, Fabrício Lemos morou 14 anos nos Estados Unidos, onde se formou pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. Trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton - Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Florida -, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Foi ali também que aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar.

Retornou a Salvador em 2010 disposto a disseminar uma nova gastronomia local. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, Fabrício foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare, onde propôs um menu mais sutil em sabores e mais sofisticado na apresentação. O resultado lhe rendeu o título de Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. No ano seguinte, já estava à frente do Amado, eleito melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula em 2015. No mesmo ano, recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017, foi novamente escolhido Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, dessa vez pelo trabalho autoral no Restaurante Origem.

Lisiane Arouca também nasceu em Salvador e começou a se interessar pelos doces ainda na infância. Nas férias em Ilhéus, enquanto seus primos e irmãos brincavam na rua, ela não saía da cozinha de suas tias confeiteiras. Ainda muito jovem, começou a formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou para encontrar sua plataforma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu então seguir carreira na culinária, se formando em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas, e foi sócia proprietária do 4Chef's, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2016, abriu o Origem em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido. O casal inaugurou sua segunda casa em Salvador, o Ori, com conceito mais casual, em dezembro de 2018. Já em janeiro de 2020, a dupla de chefs inaugurou o Mini-bar Gem. Lisiane Arouca foi eleita melhor chef-pâtissière do Brasil em 2019 pelo prêmio Melhores do Ano, da revista especializada Prazeres da Mesa.

SOBRE O GURI
O GURI Restaurante é especializado na cozinha de fogos e oferece pratos tradicionais, releituras e autorais que expressam a gastronomia dos Pampas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Além de carnes, há opções vegetarianas, veganas e para crianças. A quase totalidade dos preparos são realizados em grelhas ao estilo parrilla e em forno à lenha, sempre com produtos locais: as carnes são gaúchas, os hortifrútis e laticínios são da Serra e os temperos orgânicos são colhidos diretamente da horta do restaurante.

SERVIÇO
O que: GURI Convida, com Fabrício Lemos e Lisiane Arouca
Quando: 21 de março, às 19h30min. Nesta noite, não haverá o cardápio tradicional da casa
Onde: GURI Restaurante – Cozinha de Origem (Linha 15 da Graciema, 676 - Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves
Quanto: R$ 350 por pessoa, harmonizado
Informações (51) 9.9525.0303 (WhatsApp) e (54) 3459.1084, através das redes sociais (Instagram e Facebook: @gurirestaurante)

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes