Compromisso renovado com a imaginação

Cultura Notícias 28 Outubro / 2019 Segunda-feira por Gramadosite

Em um tempo em que as narrativas perdem espaço para informações fragmentadas, que chegam o tempo todo por meio dos aparelhos celulares, o 31º Festival Internacional de Bonecos de Canela renovou, durante quatro dias e mais de 30 exibições teatrais totalmente gratuitas, o seu compromisso com a imaginação. O público, vindo das mais diversas partes, prestigiou a diversificada programação, centralizada na Praça João Corrêa e Largo Benito Urbani, de quinta a domingo.

Realizado inteiramente com recursos municipais, e um orçamento de R$ 400 mil, o evento foi estruturado de modo a ser acessível a toda a família e, ao mesmo tempo, permitir ao público uma imersão nas histórias contadas por bonequeiros do Brasil e de outros quatro países: Alemanha, Argentina, Equador e Espanha.

Para tanto, contou com a experiência da curadora e diretora executiva do evento Marina Gil e a versatilidade do multipalco, montado na praça, em uma estrutura bem abrigada e que valorizou o fundo preto, perfeito para destacar as criaturas engenhosas manipuladas pelos artistas. Marionetes, fantoches, bonecos de vara e outros que emergem do próprio corpo dos bonequeiros demonstraram que a arte de contar histórias resiste ao tempo.
Fernando Gomes, vice-presidente da Fundação Cultural de Canela, destaca a qualidade das diferentes e numerosas equipes de organização dos Bonecos: a de produção geral e técnica, de comunicação / assessoria de imprensa e de apoio, além dos artistas convidados, todos queridos e carismáticos. "O Festival de Bonecos é sempre um momento de encontro destes amigos talentosos e guerreiros. E muitas vezes só nos vemos nesta oportunidade ao longo do ano, o que torna o período do Festival ainda mais especial. Aproveito para parabenizar a todos que se dedicam em manter os bonecos vivos e em movimento, encantando adultos e crianças, visitantes e moradores."
Depois de muita chuva no Rio Grande do Sul, o Sol veio abrilhantar os desfiles, realizados na tarde de sábado e no domingo pela manhã, estendendo à festa dos bonecos à Rua Felisberto Soares, no trecho entre a Catedral de Pedra e a Praça João Corrêa. Tendo um dos principais cartões-postais da cidade de fundo, bonecos gigantes e outros tantos manipulados pelos visitantes interagiram com o público, ao som da banda marcial da Escola Municipal Severino Travi.

A 31ª edição do festival contou ainda com bate-papos e oficinas de dedoches destinadas às crianças, comprovando que em Canela estar off line pode ser uma grande diversão. A próxima edição já está confirmada: vai ser realizada de 15 a 18 de outubro de 2020.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes